Cinco cuidados essenciais para manter a saúde bucal

Quantas vezes devemos escovar os dentes? Existe uma técnica especial para isso? Confira as respostas para estas e outras três questões sobre higienização dos dentes e da boca

Uma boa higienização bucal é a garantia de dentes e gengiva saudáveis, além de ajudar a prevenir uma série de problemas. A dentista Daphene Ozelame, especialista em odontopediatria e ortodontia, fala sobre os cinco cuidados essenciais para reduzir a incidência de problemas como cáries e gengivites. Confira:

Quantas vezes devemos escovar os dentes por dia?

O ideal é escová-los três vezes por dia, sempre utilizando um creme dental fluoretado, que tenha acima de 1000 ppmF (a quantidade pode ser encontrada atrás da embalagem do produto). A escovação noturna é a mais importante, uma vez que a saliva é essencial proteção da saúde bucal, pois equilibra o pH e umedece os dentes. E à noite, quando descansamos e o nosso corpo relaxa, o fluxo da saliva diminui e a boca seca acaba se tornando um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

Quantas vezes devemos ir ao dentista por ano?

Para um paciente com hábitos de higiene adequados e sem risco de cáries, é recomendável duas vezes ao ano (a cada seis meses). Essa frequência pode aumentar, dependendo do risco de cáries e de outros problemas que ele possa ter. Para crianças, o ideal seria, pelo menos, quatro visitas ao consultório dentário por ano, isto é, a quatro meses. É que o risco de cárie em crianças sempre tende a ser maior.

Existe uma técnica especial para escovar os dentes?

Sim, existe! Sempre utilizando escova com cerdas extra macias, a pessoa deve fazer movimentos suaves e curtos, dando atenção especial à margem gengival dos dentes posteriores, onde as bactérias se acumulam mais. Os movimentos com a escova devem ser feitos, formando um ângulo de 45° do sentido da gengiva para a ponta do dente, tanto na parte anterior quanto posterior dos dentes da frente, ou também utilizando movimentos circulares. Na parte oclusal, pode-se usar movimentos de vai e vem. A língua jamais deve ser esquecida. A escovação deve ser feita no sentido da parte de dentro para fora da boca. O enxaguante bucal é um complemento à escovação, e não substitui jamais a escovação dental tradicional.

Como podemos identificar que a gengiva está saudável?

Os aspectos de uma gengiva saudável são de coloração rosada, com a textura muito parecida com a de uma casca de laranja. A gengivite pode ser percebida quando a gengiva tem uma coloração bem avermelhada.

Como tirar o amarelo dos dentes?

Quem demanda a cor dos dentes é a dentina (uma das camadas internas do dente) e somente podemos clarear de forma definitiva e eficaz fazendo clareamento dental. Isso, no entanto, deve sempre ser feito somente com acompanhamento de um dentista. Casos sejam manchas superficiais, podem ser removidas apenas com uma profilaxia (limpeza) profissional.