Bem-estar ou estar bem? Entenda a diferença e como isso afeta os resultados do emagrecimento saudável

Edivana Poltronieri, especialista em emagrecimento saudável, fala sobre a importância do estar bem para atingir resultados mais saudáveis e definitivos no emagrecimento e entrega 4 dicas para atingir esse estado de forma permanente

Estratégias para conquistar bem-estar nunca estiveram tão em alta quanto na pandemia. Embora muitas dessas alternativas sejam válidas, a especialista em emagrecimento saudável, Edivana Poltronieri, reforça sobre a importância do estar bem, que deve ser prioridade para evitar efeito sanfona e alcançar a autoestima. Entenda!

Bem-estar X estar bem

“O bem-estar é a sensação que une o físico, emocional e social. Embora também seja importante, essa sensação costuma ser atingida e sustentada, na maioria das vezes, por fatores externos. Lugares, pessoas, mantras e técnicas medicinais nos dão bem-estar, mas é difícil sustentá-la de forma permanente”, explica Poltronieri, que define o estar bem como um estágio mais profundo da vida.

“Na contramão disso vem o estar bem, que é um sentimento intrínseco e que independe das dificuldades. Ele fica evidente pelas nossas atitudes e escolhas diárias. Quando estamos bem, conseguimos impor limites em como os fatores externos irão nos afetar”.

Estar bem e o emagrecimento saudável

Enquanto a maioria das pessoas associam o emagrecimento como uma ponte para alcançar o bem-estar, Edivana explica que deveria ser o contrário. “Primeiro precisamos entender e aceitar o nosso biotipo, que é único e diferente das demais pessoas. Isso vai evitar comparativos. O desejo de emagrecer não deve vir pela comparação com o outro, mas porque o seu momento de vida está diferente das escolhas que a levaram a ter sobrepeso, por exemplo”, pontua.

Para a especialista em emagrecimento, esse é o segredo do emagrecimento definitivo. “Pessoas que tentam alcançar o bem-estar através do emagrecimento podem desistir do processo nos primeiros obstáculos enquanto pessoas que estão decididas e bem resolvidas sobre isso tendem a não focar nos desafios e sim nos resultados. Isso torna o processo do emagrecimento bem menos doloroso”, finaliza.

4 dicas para atingir a meta de “estar bem”

Edivana Poltronieri entrega 4 dicas para quem deseja atingir o estar bem.

Cuidado com o uso das redes sociais. Filtros e aplicativos podem vender uma realidade que não existe.

Não queira ter o corpo ou a vida do outro. Cada pessoa tem características e biotipo que a tornam única.

Entenda por que deseja mudar. Faça uma autoanálise sincera e veja se a mudança que procura para agradar a si próprio ou outros.

Qualidade de vida também envolve controle emocional e mudança me mentalidade. A transformação do corpo deve ser uma consequência da evolução interna.