A importância da nutrição e do estilo de vida para uma perda de peso sustentável com medicamentos

A obesidade é um problema de saúde pública mundial com números alarmantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas convivem com essa condição, cuja incidência mais que dobrou em adultos e quadruplicou entre crianças e adolescentes de 5 a 19 anos no período de 1990 a 2022.

Esse cenário tem impulsionado a busca por soluções eficazes, como os medicamentos agonistas de GLP-1, substâncias que imitam o hormônio produzido no intestino e tem a função de regular os níveis de glicose no sangue e fornecer sensação de saciedade. Popularmente conhecidos como “canetas injetáveis para emagrecer”, esses medicamentos têm ganhado destaque devido aos seus resultados surpreendentes.

Esses medicamentos, que provavelmente serão mais acessíveis a partir de 2025 devido à quebra de suas patentes, são, sem dúvida, eficazes. No entanto, seus efeitos colaterais — como náuseas, vômitos, constipação intestinal e perda de massa muscular — continuam sendo desvantagens significativas.

Entre esses efeitos, a perda de massa muscular chama a atenção, pois está frequentemente associada à ingestão insuficiente de proteínas — problema que pode comprometer tanto a manutenção dos resultados alcançados, além de impactar o estado nutricional e o bem-estar a longo prazo.

Por isso, além do uso de medicamentos injetáveis, é fundamental que o paciente realize mudanças em seu estilo de vida e receba orientação nutricional durante o processo de perda de peso. Isso inclui, quando necessário, a recomendação de shakes proteicos e alimentos de alta densidade nutricional, ou seja, que fornecem bom teor de nutrientes essenciais em uma quantidade controlada de calorias.

Garantir um consumo adequado de proteínas, vitaminas e minerais, aliado à adoção de hábitos saudáveis, é indispensável para o bom funcionamento do organismo e para que o processo de emagrecimento seja sustentável e saudável.

A chave para o sucesso está na personalização do tratamento e no equilíbrio entre diferentes estratégias, sempre com foco no bem-estar e na saúde a longo prazo.

*Dr. Nataniel Viuniski é médico nutrólogo, pediatra e mestre em nutrição e alimentos, que tem como principais áreas de interesse o controle de peso, longevidade saudável e obesidade infanto-juvenil. É autor dos livros: “A Fórmula da Saúde em 12 semanas”, “Ali…mente…ação” e “Obesidade Infantil – Um Guia Prático” e membro do Conselho Para Assuntos Nutricionais da Herbalife desde 2004.