Semana de moda de Londres: Entenda os principais jargões da moda em inglês

Confira expressões em inglês utilizadas no jargão da moda

Na última sexta-feira, 17 de Setembro, começou a London Fashion Week- a Semana de Moda de Londres – e se estende até terça-feira (21). O evento é organizado pelo Conselho Britânico de Moda (CFB) e acontece duas vezes por ano, em fevereiro e setembro. A edição atual, referente às coleções Primavera/Verão, é a primeira do circuito londrino em formato híbrido, contando com apresentações virtuais e desfiles presenciais com público restrito.

A etapa de Londres do circuito de moda é conhecida por ter características vanguardistas, voltadas para a sustentabilidade, streetwear e conceitos ligados a temas contraculturais, marcantes na cena fashion londrina. Participam desde grandes grifes como Vivienne Westwood, precursora do movimento punk na moda, até marcas emergentes. Um exemplo dessa nova onda de designers é a S.S Daley, que explodiu na internet por conta da participação no figurino do clipe “Golden” do cantor britânico Harry Styles e, agora, irá desfilar no Tik Tok Space da LFW 22.

Apesar da constante expansão do evento por conta da difusão na esfera digital, a informação de moda ainda não é totalmente democratizada ao redor do mundo. O fato da maioria dos conteúdos serem em inglês acaba dificultando a compreensão e o acesso ao conhecimento mais aprofundado da área por todos.

Leiza Oliveira, especialista em educação da Minds Idiomas, explica como a globalização contribui com essa predominância da língua inglesa na cultura que consumimos:

“Tanto na moda, quanto em outras áreas, como o cinema e a música, nós acabamos sofrendo muita influência da cultura anglo-saxônica. O mundo digital é altamente globalizado, e isso pede, até no mercado de trabalho, que estejamos atualizados com esse tipo de demanda. Hoje em dia, consumir cultura está fortemente ligado ao consumo do inglês”, explica Leiza Oliveira, que é CEO da rede de escolas de inglês Minds Idiomas .

Leiza Oliveira, da Minds Idiomas, ainda traz 4 expressões características do jargão da moda em inglês e explica seus significados:

Ready-to-wear

Traduzida, literalmente, para “pronto para vestir”, a expressão refere-se às coleções que são apresentadas já para serem vendidas nas lojas e boutiques em tamanhos comerciais pré-definidos, não necessitando de produção sob demanda, como é o caso da Alta Costura. Também usado com frequência em francês: prêt-à-porter.

Coolhunting

Um coolhunter é o profissional responsável por identificar, prever e analisar as tendências culturais que permeiam a sociedade no momento. Muitas marcas contratam esses profissionais para trabalharem em conjunto com a equipe criativa no processo de desenvolvimento das próximas coleções.

Statement piece

Uma statement piece é usada na composição de um visual para gerar impacto. Desde peças de roupa até acessórios, elas são caracterizadas, normalmente, por cores, formatos e materiais diferenciados e marcantes.

Stylist

Stylist é uma palavra que pode ser facilmente confundida com a palavra “estilista” no português. Chamamos essas expressões que, apesar de similares na grafia, possuem significados diferentes, de falsos amigos ou falsos cognatos. Diferente do estilista, que é responsável pela criação de peças e coleções, o stylist tem como objetivo criar imagens e momentos de moda, com itens pré existentes, para seus clientes (celebridades, revistas, etc.)