Modelos Curves e Plus Size, você sabe qual é a diferença?

Quem está de olho nas passarelas e editoriais de moda já percebeu a importância que as marcas tem dado para as mulheres fora do padrão que estávamos acostumados a ver. Há um movimento global que traz pautas importantíssimas como a diversidade e a inclusão nos diferentes espaços e o mercado da moda também está atento a isso. Em grandes desfiles nacionais, como o São Paulo Fashion Week, o número de modelos curves e plus size está finalmente crescendo. Mas, você sabe a diferença entre eles?

Modelos Curves

Se você vir uma modelo curvilínea, com coxas grossas, bumbum avantajado e cintura fina, saiba que essa é o que chamamos de curve ou curvy. Suas medidas variam do tamanho 40 ao 44 e sua altura deve ser no mínimo 1,70m. Elas tem portes comuns, principalmente se compararmos às mulheres brasileiras e esse é um detalhe crucial porque elas podem se reconhecer ao olhar para essas modelos. Todas são lindas e chamam a atenção do início ao fim das passarelas. Como exemplo de modelo curve brasileira, nós temos a top Letícia Vilas Boas.

Modelos Plus Size

O termo plus size é bem mais familiar quando falamos sobre moda feminina. Ele se refere às mulheres mais altas com quadril e costas maiores. Já as suas medidas, vão do 44 ao 52. Há alguns anos nós vemos modelos plus size desfilando para muitas marcas ou fotografando em grades campanhas e isso é sensacional. Dar visibilidade a essas profissionais é fundamental para que as mulheres na sociedade se identifiquem e percebam que a moda também pode estar a favor delas. No Brasil, uma das mais reconhecidas modelos plus size é a bela Mayara Russi.

Agora que você já entendeu a diferença entre modelos Curves e Plus Size compartilhe com quem você conhece. Explique para alguém que tenha essas mesmas dúvidas e ajude outras mulheres a se reconhecerem na moda.

Conheça Letícia Vilas Boas, a modelo curve que brilhou na SPFW e tem crescido no mercado da moda

Meu projeto hoje é trazer para o mercado brasileiro a igualdade dos corpos, conta a modelo

As modelos curves tem por características um corpo mais curvilíneo com coxas grossas, bumbum avantajado e cintura fina. Nas passarelas, ouvimos falar muito das modelos magras, plus size e pouco das modelos curves. A novidade é que, nos últimos tempos, a diversidade está transformando desfiles e abre espaço para diversos tipos de corpos, inclusive o mais normal das brasileiras.

Na edição de 2021 da São Paulo Fashion Week, por exemplo, além de plus size, modelos com o perfil curves são cada vez mais cotadas, e a modelo Letícia Vilas Boas, 25 anos, comemora a decisão. “Passei pelos perrengues conhecidos de uma modelo no início da carreira, e quase desisti do meu sonho por não conseguir segurar as medidas e sofrer com a baixa autoestima. Ter mais modelos curves nos principais eventos de moda do mundo é motivo para comemorar.” Letícia representou as marcas Weider Silveiro e Lenny Niemeyer, e desfilou ao lado de Rita Carreira, Bárbara Fialho, Raica Oliveira e Gianne Albertoni. “O desfile foi ótimo. Todo mundo se emocionou”, conta entusiasmada.

Nas redes sociais, ela compartilha as experiências sobre o corpo com outras mulheres que sonham em entrar no universo da moda. Com as oportunidades fluindo através de sua silhueta fora do padrão, a modelo consegue chamar a atenção de grandes marcas para publicidades. Entre ela: O Boticário, Marisa, Lupo, Riachuelo, Natura, Loungerie, Shoulder, Le Lis Blanc, Palmolive, Hope, Havaianas Global e outros. Letícia é mãe do Tommy, de um ano, e divide a sua carreira de modelo e influencer com a maternidade. “Meu projeto hoje é trazer para o mercado brasileiro a igualdade dos corpos. Muitas modelos como eu se sentem perdidas porque não são consideradas mulheres plus size e nem slim. E não será por isso que não podemos ter espaço”, defende.

Instagram: @leticiavilasboas