Elegância pura: veja como combinar botas e saias

Personal Stylist cadastrada no GetNinjas dá dicas de como combinar peças na temporada de frio

Quando as temperaturas caem, os amantes do inverno já falam que as pessoas ficam mais elegantes no frio. Apesar da elegância ser uma qualidade subjetiva, é possível criar looks lindos e ousados no outono. Uma “ousadia” que está cada vez mais presente nas passarelas e nas ruas é a combinação de botas e saias. “Botas combinam com tudo, inclusive saias e vestidos. Dependendo do comprimento da saia, canos diferentes são os mais indicados, então é só se atentar em relação às proporções”, comenta Clara Alessandri, personal stylist cadastrada no GetNinjas, app de contratação de serviços. Pensando em ajudar os interessados em experimentar a combinação, Clara selecionou dicas de como acertar no look.

Comprimento da saia:

A regra para que o look fique equilibrado é bem simples. “Quanto mais comprida a saia, mais curto deve ser o cano da bota”, aconselha a profissional. No caso de saias longas, peças que ultrapassam o tornozelo, a recomendação da personal stylist é investir no uso de botas de cano curto, já que o calçado ficará “escondido” e só aparecerá durante a movimentação. Sendo assim, uma bota com um cano mais alto não faz muito sentido na composição. Já quando se trata de saias midi, que chegam até a altura da panturrilha, deve-se usar botas cano médio. Por fim, as botas de cano alto combinam melhor com saias curtas, com ou sem meia-calça.

Estampas

Apesar das estampas florais, camufladas, listras, xadrezes, poás e animal print bombarem nas estações, não é todo mundo que aprecia peças estampadas, principalmente saias. Entretanto, nada impede a combinação de roupas estampadas com botas. “A escolha mais assertiva para combinar saias estampadas e botas, é selecionar uma das cores da estampa e usar o calçado desta cor, mantendo em mente a regra de altura do cano de acordo com o comprimento da saia”, explica a personal stylist.

Botas em alta

Quentinhas, elegantes e cheias de atitude; como não apostar em uma bota durante o frio? “Botas são sempre bem-vindas e estão em alta a cada inverno só que com tendências diferentes. Na temporada outono/inverno de 2021, as botas que estão em alta são os coturnos de salto baixo e/ou salto baixo e largo e botas tratoradas com cano médio. A tendência agora prioriza o conforto; sacrifício e desconforto em prol da beleza está old fashioned”, comenta a personal stylist.