Sesc São Paulo realiza a 7ª edição do FestA! – Festival de Aprender, reunindo centenas de atividades em tecnologias e artes para todas as idades

Inspirado pela ideia “O futuro é ancestral”, cerca de 400 atividades ocorrem entre os dias 05 e 14 de julho, em 42 unidades do Sesc na capital, Grande SP, interior e litoral

O Sesc São Paulo realiza, entre os dias 05 e 14 de julho, a 7ª edição do FestA! – Festival de Aprender. Trata-se de um evento de estímulo à experimentação e aprendizagem em tecnologias e artes, que possibilita o encontro com artistas, profissionais, mestras e mestres populares para partilha de conhecimentos, técnicas e projetos.

Ao todo, as 42 unidades do Sesc na capital, Grande SP, interior e litoral realizarão cerca de 400 atividades gratuitas como cursos, oficinas, vivências, bate-papos, oficinas e feiras para todos os públicos, tendo como uma das inspirações os conhecimentos milenares em fazeres artísticos e suas intersecções com as tecnologias ancestrais. Desta maneira, o projeto abrirá as portas das salas de oficinas, ateliês e Espaços de Tecnologias e Artes (os ETAs), e outros locais das unidades, para receber os públicos diversos em atividades em áreas como artes gráficas, fotografia, ilustração, pintura e desenho, técnicas têxteis, programação computacional, produção audiovisual, escultura, performances, e muito mais.

Partindo da ideia inspiradora “O futuro é ancestral”, presente no texto de Katiúcia Ribeiro na Le Monde Diplomatique (nov/2020) e no livro homônimo de Ailton Krenak (2022), a 7ª edição da ação em rede celebra a ancestralidade em saberes e fazeres, aproximando o público de outras cosmovisões, práticas e percursos criativos.

Além disso, o FestA! tem como um dos seus principais objetivos contribuir para a transmissão de conhecimentos, por meio de ações de desenvolvimento artístico e cultural, apresentando atividades que proponham a democratização, a troca e a multiplicação de saberes por meio do fazer artístico. Celebrando o prazer em aprender e estimulando e valorizando o potencial criativo e poético de cada pessoa. O projeto é também um convite a conhecer a programação regular de atividades formativas em Artes Visuais, que são realizadas, durante todo o ano, nas unidades do Sesc-SP.

Segundo o Diretor do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, “por meio dessa realização, o Sesc impulsiona sua ação nas linguagens de tecnologias e artes, desenvolvidas em atividades permanentes, com objetivo de promover o bem-estar social. A partir de uma perspectiva socioeducativa, a instituição incentiva, ainda, a valorização da diversidade de manifestações culturais, a prática da convivência, e o exercício da florestania: cidadania que contempla todos os seres da natureza”.

FestA! – Festival de Aprender 2024

De 05 a 14 de julho 

Programação completa no portal www.sescsp.org.br/festa

oficina

Bonecas vietnamitas

Com Zezé Cherubini

Uma boneca gera a solidão, duas bonecas a confusão, já a terceira, apazigua os desentendimentos e gera a solução! Venha descobrir as técnicas para criação das bonecas Vietnamitas, três bonecas uma de cada cor para te ajudar a solucionar todos os seus problemas!

Dias 6 e 7/7. Sábado (turma 1) e domingo (turma 2), 10h às 18h.

Espaço Múltiplo Uso

10 vagas por turma

A 14 anos

Sorteio de vagas 30 min. antes

oficina

Teru teru bozu

Com Monica Hayashi

Crie o seu próprio Teru Teru Bozu, um amuleto em formato de bonequinho feito de pano branco que, segundo os japoneses, tem o poder de afastar a chuva e trazer dias ensolarados!

Dias 6 e 7/7. Sábado e domingo, 10h às 17h.

Convivência

250 vagas por ordem de chegada

A Livre

oficina

Turbante de histórias

Com Palmira Souza Osunwende

Aprenda como criar e utilizar um turbante e aproveite o momento batendo um bom papo e ouvindo histórias da cultura afro.

Dias 6 e 7/7. Sábado e domingo, 10h às 18h.

Convivência

100 vagas por ordem de chegada

A Livre

oficina

Motanka

Com Maria Nabão

Venha descobrir a arte milenar das bonecas motanka, originárias da Ucrânia. Feitas sem costura, carregam histórias e simbolismos em cada dobra.

Dias 6 e 7/7. Sábado (turmas 1 e 2) e domingo (turmas 3 e 4), 10h às 13h e 14h às 17h.

Espaço Múltiplo Uso

10 vagas por turma

A 14 anos

Sorteio de vagas 30 min. antes

oficina

Crie sua boneca de pano

Com Sueli Alfé

Nessa oficina, crianças e adultos são convidados para experimentar a magia de criar bonecos ou bonecas de pano usando apenas tecidos e amarrações.

Dias 6 e 7/7. Sábado (turmas 1 e 2) e domingo (turmas 3 e 4), 10h às 12h e 14h às 16h.

Convivência

10 vagas por turma

A Livre

Sorteio de vagas 30 min. antes

oficina

Bonecas Abayomi

Com Coletivo Abayomi

Construção de bonecas Abayomi, de origem africana, tradicionalmente construídas pelas mães para seus filhos e utilizadas para amenizar a dor da travessia do Atlântico no percurso entre África e Brasil no período escravista.

Dias 6 e 7/7. Sábado (turmas 1, 2 e 3) e domingo (turmas 4, 5 e 6), 11h às 12h, 14h às 15h e 16h às 17h.

Convivência

10 vagas por turma

A 10 anos

Sorteio de vagas 30 min. antes

oficina

Rebozo – criação de xale mexicano

Com Coletivo Abayomi

Técnicas para a criação do rebozo, um tradicional xale mexicano utilizado em massagens destinadas às mulheres grávidas.

Dias 6 e 7/7. Sábado (turmas 1 e 2) e domingo (turmas 3 e 4), 11h às 12h e 14h às 15h.

Oficina 1

10 vagas por turma

A Livre

Sorteio de vagas 30 min. antes

oficina

Orinuno – dobradura em tecido

Com Inoelisa Figueiredo

Em japonês, “ori” significa “dobrar”, e “nuno” significa “tecido”. Assim, orinuno são as dobraduras feitas em tecido. Essa técnica utiliza princípios do origami para realizar dobras em tecido engomado, sem o uso de costura ou de cortes.

Dias 6 e 7/7. Sábado (turmas 1 e 2) e domingo (turmas 3 e 4), 13h às 15h e 15h às 17h. Convivência

30 vagas por turma

A 14 anos

Sorteio de vagas 30 min. antes