Violinista participa de atividades de formação com alunos de violino e viola e promove troca de experiências sobre ensino e formação musical
A Instituição Aparecido Savegnago (IAS) recebe, no domingo (11), a violinista Shinobu Saito para uma tarde de atividades com alunos das turmas de violino e viola. O encontro acontece das 14h às 19h, no Auditório Izaura Bolsoni Savegnago, em Sertãozinho (SP), e também contará com a participação de familiares, educadores e integrantes da equipe administrativa da instituição.
Primeira professora no Brasil certificada pela Suzuki Association of the Americas para formar professores do Método Suzuki, Shinobu é doutora em Música pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e trabalha com a metodologia desde 1981. Durante a visita à IAS, a violinista participará de atividades com os alunos e conduzirá uma roda de conversa com educadores e famílias.
Ao longo de sua trajetória, Shinobu também levou ao Centro Suzuki de Campinas conhecimentos adquiridos nos Estados Unidos sobre a formação de orquestras infantis e juvenis. A violinista trabalhou ainda no curso de extensão do Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde regeu uma orquestra jovem de cordas.
Para Sara Cecília Cesca, coordenadora pedagógica e artística da IAS, a visita proporciona aos estudantes a oportunidade de ampliar o aprendizado por meio do contato com uma profissional com experiência na formação musical.
“Receber a Shinobu Saito será uma oportunidade especial para nossos alunos de violino e viola terem contato com uma profissional que construiu uma trajetória de referência no Método Suzuki. Além do conhecimento técnico, esse encontro permite a troca de experiências entre alunos, famílias e educadores, ampliando o aprendizado que desenvolvemos diariamente na Instituição”, afirma Sara.
A participação da professora Shinobu integra as atividades pedagógicas do 2º. Festival Integração, realizado pela Instituição em parceria com o Ministério da Cultura, Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Departamento de Música da FFCLRP/USP, NAP-CIPEM, Projeto USP Música Criança, HC Criança, Alma, Santa Marcelina Cultura, Guri, Meninos Cantores de Cássia, Centro Suzuki de São Carlos e Projeto Música para todos de Jaboticabal.
Sobre IAS
Com uma história de 18 anos de dedicação às crianças e adolescentes de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses, a Instituição Aparecido Savegnago (IAS) se consolidou como um farol de transformação social. O objetivo da entidade sem fins lucrativos é transformar a realidade de crianças e jovens por meio da cultura, artes e educação.
Desde o início das atividades, mais de 4 mil alunos já passaram pela Instituição. Atualmente, a IAS realiza mais de 22 mil atendimentos anuais para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, que têm acesso a uma formação artística de qualidade. São 265 alunos estão matriculados nos cursos de música (violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta, trompa, trompete, trombone saxofone, percussão, piano, violão e canto coral), balé clássico, artes visuais e teatro.
Dessa forma, a IAS segue abrindo caminhos onde a arte e o desenvolvimento humano se encontram, sendo uma referência em formação pedagógica na região.
Em 2026, a IAS executa o Projeto Beija-flor – anos 8 e 9, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Conta com patrocínio das seguintes empresas: ouro – Savegnago Supermercados; prata – Caldema; bronze – Action, Café 3 Corações, Fast, GT8 Caoa Chery, Siamar, Selmi e Triex.
Conheça mais o trabalho da IAS, siga a Instituição no Instagram @iasavegnago.
