Apresentação gratuita e aberta ao público será realizada às 19h30, no auditório da entidade, em Sertãozinho
A Instituição Aparecido Savegnago realiza, no dia 1º de junho de 2026, mais uma edição do Concerto Pedagógico, reunindo alunos e alunas das classes de flauta e contrabaixo. A apresentação é gratuita, aberta ao público e acontece às 19h30, no Auditório Izaura Bolsoni Savegnago, na sede da instituição, em Sertãozinho.
O recital integra o processo de formação artística dos estudantes, proporcionando a vivência de palco como parte essencial do aprendizado musical. Ao longo da apresentação, os alunos colocam em prática os conteúdos trabalhados em sala de aula, desenvolvendo habilidades técnicas, sensibilidade artística e segurança na performance.
O programa reúne um repertório diversificado, que transita entre canções folclóricas de diferentes culturas e obras de compositores consagrados, como Wolfgang Amadeus Mozart, Georg Friedrich Händel e Georg Philipp Telemann. Entre as peças apresentadas estão “Brilha, brilha estrelinha”, em arranjo de Shinichi Suzuki, além de composições como “Bourrée” e a “Sonata Canônica nº 1”, evidenciando diferentes níveis de desenvolvimento musical dos alunos.
As apresentações contemplam formações individuais e em grupo, valorizando tanto o percurso pessoal de cada estudante quanto a experiência coletiva. No palco, nomes como Laura Rosa Rodrigues, Helena da Silva Moreira, Ellen Cristina Santos Silva, Alice Barbosa Santos, Lorena Lourenço Pedrosa, Ian Watanuki Lorenzato, Ana Beatriz Silva, Ryan Camargo de Oliveira Dias e Lorena Cordeiro Fernandes dão vida ao repertório preparado ao longo do período letivo.
O concerto segue princípios da metodologia Suzuki, que entende a música como instrumento de formação integral do indivíduo, estimulando disciplina, escuta, sensibilidade e desenvolvimento humano. Para o público, será uma oportunidade de acompanhar de perto a evolução dos alunos e o impacto do ensino artístico em suas trajetórias.
A orientação das turmas está a cargo dos professores Paula Naime, responsável pelas aulas de flauta, e Anderson Pereira de Oliveira, à frente do contrabaixo, com acompanhamento da pianista colaboradora Gladys de Pádua. Os três profissionais possuem ampla formação acadêmica e atuação destacada em projetos musicais e educacionais na região.
Serviço
Concerto Pedagógico da Instituição Aparecido Savegnago
Data: 1º de junho de 2026
Horário: 19h30
Local: Auditório Izaura Bolsoni Savegnago
Endereço: Rua José Bonini, 536 – São João – Sertãozinho/SP
Entrada: Gratuita
Sobre a IAS
Com uma história de 17 anos de dedicação às crianças e adolescentes de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses, a Instituição Aparecido Savegnago (IAS) se consolidou como um farol de transformação social. O objetivo da entidade sem fins lucrativos é transformar a realidade de crianças e jovens por meio da cultura, artes e educação.
Desde o início das atividades, mais de 4 mil alunos já passaram pela Instituição. Atualmente, a IAS realiza mais de 22 mil atendimentos anuais para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, que têm acesso a uma formação artística de qualidade. São 265 alunos estão matriculados nos cursos de música (violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta, trompa, trompete, trombone saxofone, percussão, piano, violão e canto coral), balé clássico, artes visuais e teatro.
Dessa forma, a IAS segue abrindo caminhos onde a arte e o desenvolvimento humano se encontram, sendo uma referência em formação pedagógica na região.
Em 2026, a IAS executa o Projeto Beija-flor – anos 8 e 9 , que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Conta com patrocínio das seguintes empresas: ouro – Savegnago Supermercados; prata – Caldema; bronze – Action, Café 3 Corações, Fast, GT8 Caoa Chery, Siamar, Selmi e Triex.
Conheça mais o trabalho da IAS, siga a Instituição no Instagram @iasavegnago.
