Encontro Nacional de Acordeonistas reúne mais de 30 instrumentistas em Ribeirão Preto

A 12ª edição do Encontro será realizada na fazenda Tulha Santa Estela, no dia 1º de junho, das 11h30 às 18h e reunirá músicos e artistas de várias partes do Brasil. Entre as apresentações confirmadas estão os músicos Luciano Maia, Nonato Lima e o garoto Eric Weng, entre outros

Um dos eventos culturais mais importantes do interior paulista está de volta: o 12º Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto e será realizado no dia 1º de junho (sábado), das 11h30 às 18h, na fazenda Tulha Santa Estela, em Ribeirão Preto (SP). Os convidados especiais desta edição do evento, que já confirmaram presença, são os músicos Luciano Maia e Nonato Lima, considerados ícones no acordeon, e farão um show durante o encontro.Haverá também participação especial de Eric Weng, garoto revelação de São do Bento do Sul (SC), conhecido como Gaiteiro Feliz. Músicos da região e de outras localidades também estarão presentes, entre eles, Antônio Carlos Assalim, Netinho Frighetto, Ed Lemos, Meire Genaro, Sonia Camponês do Brasil Pavão (SP), João Bizinotto, Nhozinho de Uberlândia (MG). Os convites são limitados.

Após um intervalo que durou seis anos, o evento cultural ganhou forma novamente e deve reunir nesta 12ª edição cerca de 30 acordeonistas. A idealizadora do encontro, a acordeonista Gilda Montans, resolveu retomar o evento após muitos pedidos do público que participou das edições passadas. “O evento acontece em um local rural e isso acaba sendo um dos atrativos, além, é claro, de assistirem a uma variedade de músicos com sotaques diferentes de cidades e regiões”, destaca Gilda Montans. Segundo a acordeonista, o encontro reunirá músicos de todo o País. “Todos os acordeonistas devem trazer seu acordeon, pois irão se apresentar na abertura”, acrescenta.

O 12º Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto acontece em um local simbólico na região, a Tulha Santa Estela, que completa 90 anos. Este espaço da fazenda era, antigamente, a tulha de café e foi transformado em um salão de festas com total infraestrutura. A fazenda possui uma área ampla, rodeada de jardins e espaços verdes e estacionamento amplo.

O Encontro – A primeira edição do evento aconteceu em 1999 e seguiu continuamente até 2008, quando a idealizadora e acordeonista Gilda Montans, resolveu interrompê-lo. Em 2013, uma nova edição foi realizada e, após seis anos, o evento volta a acontecer em 12ª edição. Nomes importantes passaram já se apresentaram entre eles, o mestre sanfoneiro pernambucano Dominguinhos (que faleceu em julho de 2013) teve uma participação significativa na edição de 2004.

Destaques da Programação

Luciano Maia – Natural de Pelotas, iniciou seus estudos musicais aos nove anos. Aos 13, já era considerado um fenômeno entre os que o ouviam nos festivais de música nativista. Na adolescência, mudou-se para Porto Alegre. Lá conheceu e tocou com os maiores nomes do Rio Grande do Sul, como Edson Dutra, Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, Oscar dos Reis e muitos outros. Seu nome aparece em mais de 80 discos, entre CDs solo, parcerias, participações especiais, projetos especiais e gravações independentes.

Nonato Lima – O instrumentista é natural de Quixadá (CE). Ele teve seu primeiro contato com a sanfona na infância. No decorrer de sua trajetória musical, foi ganhando referência de grandes ícones da música brasileira, como Dominguinhos e o acordeonista francês Richard Galliano. Nonato competiu em festivais nacionais e internacionais, sendo campeão em todos.

Eric Weng – Intitulado em suas redes sociais e conhecido como Gaiteiro Feliz, Eric Weng tem apenas 10 anos e iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade. Desde lá, acumula um vasto currículo no ramo. Realizou inúmeras apresentações no meio artístico musical, em cidades de Santa Catarina, Paraná e no Rio Grande do Sul, sempre executando um repertório tradicionalista. Entre suas apresentações destacam-se festivais de acordeon, concursos de gaita, gravação do DVD “Novos Talentos”, programas de televisão, rodeios, invernadas artísticas em CTG’s (Centros de Tradições Gaúchas), programas de rádios, bailes com bandas e grupos gaúchos e festas em geral.

SERVIÇO

12º Encontro de Acordeonistas de Ribeirão Preto
Data: 1º de junho (sábado)
Hora: das 11h30 às 18 horas
Local: Tulha Santa Estela – Rodovia Cândido Portinari, km 323 – Ribeirão Preto (SP)
Mais informações sobre o local: www.tulhasantaestela.com.br/Rodovia
Valor: R$ 130,00 (incluído almoço e bebidas) – Os convites são limitados e não serão vendidos no local do evento.
Venda de convites antecipadas: Rua Bernardino de Campos, 1571 e Avenida 9 de Julho, 116
Informações: (16) 99172-7580