Saiba como apostar nos tons terrosos na decoração dos ambientes

Gerente de produtos da Camesa aponta como acertar em cheio na hora de aderir à tendência

Laranja, marrom, areia, bordô, caramelo, cobre, ocre, coral, terracota e nude, dentre outras colorações, então entre as cores que contemplam a paleta dos tons terrosos. Essa tendência está em alta entre os lares brasileiros e uma coisa é certa: ela chegou para ficar. Ela está presente nas texturas, nas paredes, nos móveis e até nos tapetes, almofadas e roupas de cama e banho, complementando a decoração dos espaços.

Para quem busca investir nessa paleta sem medo, Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa , marca especializada em artigos de cama, mesa, banho e decoração, afirma que é preciso entender sobre o conceito por trás da paleta. “Como o próprio nome já indica, os tons terrosos se caracterizam por todas as cores associadas à terra, que vai do marrom mais escuro até algumas tonalidades de verde, como por exemplo o verde-musgo”, diz.

Segundo a especialista, essas nuances são versáteis e ainda possibilitam um toque mais acolhedor aos espaços e reforçam as referências naturais, além, claro, de serem atemporais. A gerente comenta que para quem deseja criar um ambiente clean, é possível combiná-las com outras cores neutras, como o branco, o preto ou o cinza, construindo um décor mais equilibrado. “Não é incomum que eles sejam trazidos como protagonistas, se sobressaindo na decoração dos espaços. O que importa é buscar sempre a harmonia”, destaca.

Uma dica da especialista é destacar apenas uma parede com a tonalidade terrosa e completar o local com almofadas, tapetes, roupas de cama, toalhas e acessórios com outra cor dessa paleta, construindo um ambiente harmonizado. Shammah ainda ressalta que é importante se atentar para que não haja uma “poluição” do espaço. “Se o cômodo for pequeno, cuidado com as cores mais fechadas. Prefira deixá-las apenas para os detalhes, como parte de destaque, e o restante em tons neutros e claros”, sugere.

Por fim, Camila aponta que para evitar que o cômodo fique muito “apagado”, as texturas assumem um papel fundamental. “O couro é um elemento que se aplica muito bem nesse sentido, porque ajuda a trazer diferentes sensações, além de um toque de glamour. Ele pode aparecer revestindo os sofás, as poltronas e os pufes, por exemplo”, indica. Para os quartos, a recomendação é apostar em detalhes pontuais. “Utilizando um jogo de cama marrom, uma colcha areia ou terracota, nas paredes, já é possível dar um charme maior ao recinto”, conclui.