Projeto residencial do bruno rossi arquitetos se lança para a paisagem com empenas de concreto e lajes nervuradas que permitem grandes vãos

Organizar a casa em meio níveis foi a solução que o escritório Bruno Rossi Arquitetos, com sede em Campinas e São Paulo, e comandado pelo arquiteto Bruno Rossi, encontrou para a criação do projeto da Residência RM na Granja Viana, em São Paulo.

Num terreno com bastante desnível, a casa se lança para a paisagem a partir de duas empenas de concreto armado e com lajes nervuradas que permitem grandes vãos com poucos apoios.

A garagem e entrada principal ficam localizadas no patamar da escada, numa cota intermediária. Meio nível acima, a área íntima dos quartos dá destaque a paisagem do vale, aproveitando-se do declive. Já a área social, 1,5 metros abaixo do nível térreo, ganhou lajes nervuradas que possibilitaram o vão de 15metros sem pilares para comportar sala, cozinha, quarto de hóspede, sala de TV e área de serviço.

Em um nível abaixo encontra-se a área de lazer, com piscina e churrasqueira. Outra solução para atenuar o declive do terreno foi a implementação da casa de máquinas e do estúdio de música abaixo da piscina, último nível da residência.

Ficha Técnica

Projeto: Residência RM

Arquitetura: Bruno Rossi Arquitetos

Gerenciamento/Coordenação: Adriano Bueno

Local: Granja Viana – SP

Ano: 2021

Área:

Crédito das fotos: imagens render Paulo Oliveira