8 passos para criar uma parede “ombré” e “degradé” em casa

O “ombré” e o “degradé” na parede estão em evidência e tendem a continuar em alta na decoração. Esse tipo de pintura é uma maneira bela e divertida de dar destaque a um ambiente, criando variações delicadas de cor, que nos lembram dos matizes do pôr e nascer do sol, além de ser uma forma encantadora de transformar os espaços em locais mais calmos e tranquilos. Com a ajuda de uma esponja, é possível aplicar efeitos artísticos simulando nuvens no céu ou então formas que lembram as ondas do mar.

As paredes destacadas com “ombré” e “degradé” também podem funcionar como um detalhe sutil no espaço, realçando áreas menores da casa, como um banheiro ou um canto sem destaque. Em salas, esse tipo de pintura pode definir o clima e ditar o tema para todo o cômodo. Além disso, é uma ótima forma de adicionar uma cor pessoal em qualquer ambiente, trazendo mais personalidade para a decoração.

Para fazer em casa é simples e fácil, basta escolher as cores e seguir os 8 passos da especialista em cor e tintas, Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams.

01 – Preparação

Limpe sua superfície, usando um pano ou esponja umedecida com água e um pouco de detergente neutro. Remova toda a poeira e sujeira. Lave as paredes com água limpa para retirar os resíduos de sabão. Caso haja necessidade, corrija as fissuras e buracos com massa corrida, lixe levemente e retire a poeira. Não se esqueça de guardar os móveis da sala para ter espaço para trabalhar e de colocar fita nas bordas da sua parede para não manchar as adjacentes

 

 

 

02 – Cor base da pintura

Comece pintando a parede inteira com a tonalidade mais clara (na foto, usamos o Azul Singelo SW 6520) e deixe secar por 3-4 horas. Uma dica: opte por uma tinta de qualidade para garantir uma boa cobertura na parede, o que criará uma superfície fresca para a tinta se misturar. As tintas acrílicas da categoria Premium como Metalatex são fáceis de limpar, não desbotam, apresentam uma excelente cobertura e estão disponíveis em acabamento fosco, acetinado e semibrilho. E a Design Acrílico, que é indicada para reformas e renovações de ambientes, por não apresentar cheiro, possuir secagem rápida e fácil manuseio e aplicação.
03 – Divisão

Para obter a aparência “ombré”, meça três seções iguais na parede e marque levemente a lápis. A seção superior será a cor mais clara. A cor mais escura fica na parte inferior, deixando a cor intermediária para o centro, como mostra a figura

 

04 – Pintar a seção do meio

Pinte a seção do meio com a segunda cor mais clara (na foto, usamos o Azul Esportivo SW 6522). Use um rolo para obter uma aparência uniforme. A divisão de uma cor para a outra não precisa ser perfeita, pois após essa etapa haverá uma mistura de tons

 

05 – Seção inferior da tinta

Pinte o tom mais escuro na parte inferior da parede, como Naval SW 6244, cor do ano de 2020. Deixe um pouco de espaço entre as duas seções. Caso você queira um “ombré” mais sutil, use cores semelhantes e considere escolher três cores da mesma família.

06 – Criar borda úmida

Usando um pincel de “4”, repinte a borda inferior da sua cor do meio. Dica: trabalhe em pequenas seções para que a tinta não seque durante a fase de mistura. Você precisará trabalhar com tinta úmida durante a mistura. Com um pincel diferente de 4, repinte a cor de fundo adjacente à nova borda úmida da cor do meio.

 

07 – Misturar em Seções Pequenas

Segure o pincel em um ângulo de 45 graus para misturar as cores uniformemente. Comece criando um “X” com o pincel, misturando-as e continue fazendo isso até que ambas misturem-se por completo, formando um gradiente e criando uma transição de tons. Continue trabalhando em pequenas seções para garantir uma mistura consistente com tinta úmida.

08 – Finalização

Para finalizar repita as etapas SEIS e SETE para obter um melhor resultado. Deixe secar por 3-4 horas.