Seleções Brasileira de Handebol para Surdos estão na semifinal

Irmãos ribeirão-pretanos Felipe e Fernanda Caporal fazem parte das Seleções Masculina e Feminina

Disputado desde o dia 13 de julho, em Caxias do Sul/RS, Campeonato Mundial de Handebol para Surdos, que conta a participação dos irmãos ribeirão-pretanos Felipe e Fernanda Caporal, chega na sua fase decisiva, com os jogos da semifinais já definidos para acontecerem nesta sexta-feira, dia 20 de julho.

A Seleção Feminina terminou na terceira colocação no grupo, depois de vencer a Rússia por 13 a 12. Em um jogo emocionante, empatado em 12 a 12, a atleta ribeirão-pretana Fernanda marcou o gol decisivo da vitória faltando 7 segundos para terminar a partida, dando a vitória para o Brasil.

A semifinal feminina terá os jogos de Dinamarca (primeira colocada) contra Rússia (quarta colocada) e Turquia (segunda colocada) contra Brasil (terceira colocada).

Já a Seleção Masculina terminou na segunda colocação do seu grupo, com a Turquia em primeiro. O Brasil vai enfrentar na semifinal a Croácia, líder do outro grupo. O outro jogo será entre Turquia e Rússia.

Desde pequenos, os irmãos já praticam o esporte em competições, sempre incentivados pelos pais. Os atletas já participaram de campeonatos nacionais e Jogos Sul Americano. O Felipe também participou da Surdo Olimpíada, em 2017, na Turquia.

Handebol para Surdos

Na modalidade, seguem-se as regras oficiais, sendo obrigatória a comprovação da surdez para todos os atletas. A curiosidade é que nos esportes para surdos os árbitros trocam o uso do apito por bandeiras de sinalização.

O Handebol para Surdos não faz parte das Paralimpíadas, pois não há necessidade de adaptações das regras nos esportes, somente trocar o sinal sonoro por bandeiras para o árbitro. E nos esportes paraolímpico as modalidades necessitam de adaptações para o atleta praticar.