O primeiro passo é você começar a planejar as suas atividades para abolir de vez o hábito da procrastinação.
Você provavelmente deixou alguma coisa para fazer amanhã com alguma desculpa que pudesse te dar um certo conforto para não se sentir culpado.
O principal ponto é que o toda vez que você consciente ou inconscientemente procrastina você reforça um hábito sabotador.
A procrastinação pode atrapalhar seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois você pode perder a direção e a organização de sua vida e gerar acumulo de tarefas. Além disso quanto mais a sua lista de afazeres aumenta mais frustração você irá sentir.
Você precisa aprender a planejar o seu dia e transformar o planejamento em um hábito diário que permita você saber com clareza quais são as tarefas com mais prioridade. A partir do momento que você começar o a planejar os seus dias estará tomando o primeiro passo rumo a abandonar o vício da procrastinação.
Avalie o seu momento presente colocando em uma lista tudo que você tem para fazer que ainda não foi feito e as novas atividades que irá precisar desenvolver daqui para frente. Não adianta se culpar por não ter realizado as atividades é preciso focar no agora!
Dedique uns minutos para a organização das atividades que precisam ser feitas e divida elas por ordem de prioridade. O tempo que você destina para a organização das pendências do seu trabalho é fundamental para você voltar a sentir que tem o controle da situação. Você precisa separar esse tempo para se organizar antes de começar a realizar.
Saiba dividir o que são tarefas urgentes e não urgentes. Crie duas listas e marque as atividades que precisam ser feitas ainda hoje e as atividades que podem ter um prazo maior na produção.
É imprescindível que você dedique o tempo necessário para cada tarefa e que não desvie a sua atenção. Se o objetivo é zerar todas as solicitações que foram feitas por e-mail tenha apenas a página do e-mail aberta e foque apenas nessa atividade. Não adianta nada abrir várias páginas e gastar seu tempo fazendo um pouco de cada atividade e não finalizar nada. O ideal é focar em um item de cada vez e definir o período que você irá utilizar para executar aquela tarefa.
Definir o tempo para cada atividade ajudará você a não colocar muitas coisas na lista do que você conseguirá realizar. Cada atividade exige um tempo diferente e por isso não vale a pena definir que você pode executar todos os itens da sua lista em 30 minutos sendo que alguns podem demorar mais tempo e isso pode gerar uma frustração no final do dia ao perceber que não conseguiu executar nem metade dos itens propostos naquele dia.
Para você ir eliminando o hábito da procrastinação foque em realizar todas as atividades que você propôs naquele dia. Você precisa estar atento aos seus objetivos para não se perder no meio do caminho e fracassar. O vício da procrastinação precisa sumir do seu dia-a-dia por isso é essencial que todos os dias você comece e termine a sua lista.
Vale ressaltar que quanto mais tempo você fica conectado nas Redes Sociais no horário do trabalho mais você alimenta o seu hábito sabotador.