Conheça 5 formas de limpar diferentes tipos de sujeira

A caixa de gordura e os carros, por exemplo, exigem produtos específicos para que fiquem limpos, porém sem danificações

O Brasil é o maior consumidor de produtos de limpeza da América Latina e o quarto do mundo, de acordo com a empresa de pesquisa Euromonitor International. Segundo a instituição, o País subiu quatro posições desde 2010 e o segmento pode chegar à soma de US$ 8,1 bilhões até 2020. Com tanto potencial, era de se esperar que esse mercado ganhasse ainda mais variedades de produtos. No entanto, são diversas as dúvidas sobre como usá-los com eficiência para que realmente ajudem a limpar, porém sem causar danos.

“Dentro de casa, temos que lidar com diferentes tipos de sujeira espalhadas por superfícies diversas. Por isso, é preciso sempre tomar cuidado com os produtos e verificar aspectos como composição química e os acessórios, como vassouras e rodos, que vão ser usados na aplicação”, afirma Leonardo Castelo, diretor comercial e um dos fundadores da Ecoville, primeira franqueadora de lojas de produtos de limpeza.

Castelo apontou algumas considerações que devem ser feitas pelo consumidor antes de escolher o produto que será aplicado.

Desengordurante x Desincrustante

A composição química de um produto de limpeza é um fator determinante na hora de eliminar diferentes tipos de sujeira. No caso de pisos, às vezes há a necessidade de desincrustrar, ou seja, remover os resíduos que estão presos, e, em outros momentos, é preciso desengordurar. “Para o primeiro caso, o recomendado é usar produtos de pH ácido, como limpa pisos, enquanto para tirar gordura do chão da cozinha, por exemplo, os produtos alcalinos, como multiusos e desengordurantes em geral são muito mais eficientes”, afirma Castelo. Ainda de acordo com ele, produtos de ambas composições são muito agressivos e devem ser usados apenas algumas vezes ao mês.

Mistura de produtos

Ainda com relação ao pH, Castelo alerta que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a mistura de dois produtos não aumenta sua eficácia. “Quando se trata de dois produtos com pH completamente opostos – como um ácido e um alcalino –, a mistura pode chegar próximo a um pH neutro, o que representa um poder de limpeza mais suave, voltado para o dia-a-dia”, diz. Além disso, produtos ácidos como os desincrustrantes não podem entrar em contato com clorados como água sanitária e alvejante, já que pode resultar em uma gaseificação do cloro e causar enjoos.

Limpeza automotiva

Com os produtos adequados, parte da limpeza automotiva pode ser feita até mesmo em casa, mas sempre com o devido cuidado. Assim como no caso dos pisos, alguns produtos desenvolvidos para carros possuem poder desincrustrantes, enquanto outros são desengordurantes. Já os shampoos automotivos têm pH neutro para não danificar a pintura do veículo. “No caso de lama presa no pneu, é necessário usar um produto ácido, como o limpa-alumínio, mas ele não será eficiente para retirar graxa, que é eliminada com um alcalino, como o solupam, um tipo de detergente”, exemplifica Castelo.

Caixa de gordura

Um dos itens mais temidos na hora que se fala de limpeza doméstica é a caixa de gordura, acessório do sistema hidráulico que é instalado na saída da pia da cozinha e do banheiro para reter as gorduras que vão para a rede de esgotos. “Sem a limpeza regular da caixa, é possível que ocorra o acúmulo de resíduos sólidos que podem entupir os canos da casa”, explica Castelo. A limpeza pode ser ainda mais simples do que muitos pensam, já que muitas empresas já desenvolveram produtos, que trazem a indicação “limpa caixa de gordura” na embalagem, para serem aplicados nos ralos. O especialista diz que basta aplicar a quantidade determinada no rótulo do produto diretamente no ralo e deixar agir por cerca de oito horas, sem abrir as torneiras.

Água sanitária

O primeiro produto que surgiu no mercado para a função de alvejar as roupas, ou seja, trazer de volta a sua tonalidade branca, é a água sanitária. Como é um produto comum, pode ser encontrado facilmente em fabricantes artesanais do setor de limpeza, mas Castelo avisa que esses artigos que levam cloro em sua composição devem ser comprados de um fornecedor confiável. “O cloro possui uma coloração amarelada e, se o alvejante clorado não for desenvolvido cuidadosamente, as roupas podem ficar amarelas ao invés de brancas”, afirma. Além da função alvejante, a água sanitária também serve como desinfetante e bactericida. No entanto, de acordo com o especialista, “isso não significa que ela terá o mesmo efeito que um produto especializado, desenvolvido para funções específicas, como é o caso do próprio desinfetante.

Deixe uma resposta