Caricaturas a base de café são atrativos do estande do Grupo Utam na Fispal Café

De 12 a 15 de junho, o Grupo Utam participa da Fispal Food Service em São Paulo. No dia 13, o estande da empresa apresenta a produção do designer gráfico, Humberto Freitas, propagador da técnica Cafecatura. O artista faz pinturas com café e estará no local desenhando caricaturas dos visitantes e de pessoas famosas (ao vivo)

A Fispal Food Service, uma das maiores feiras no setor alimentício do Brasil acontece no ExpoCenter Norte, de 12 a 15 de junho. O Grupo Utam marca presença no Pavilhão Verde da Fispal Café e, além de muitas novidades em seu portfolio, apresenta uma atração especial: o artista alagoano Humberto Freitas, que estará no estande da empresa no dia 13/06 (quarta-feira), das 13h às 20h. O designer gráfico fará caricaturas pintadas com café, ao vivo, para o público do evento que visitar o estande.

Humberto Freitas é formado em Desenho Técnico, além de ser técnico em Criação e Produção Publicitária e em Desenho Publicitário. O artista mostra sua paixão por café de uma forma inusitada – com arte. A ideia surgiu quando trabalhava em uma agência publicitária e se deparou com o desafio de fazer um anúncio publicitário sobre a agricultura de café. Na época, ele descobriu um artista colombiano que produzia quadros e as tintas era simplesmente a base de café.

Freitas gostou do resultado e passou a produzir vários desenhos diferentes utilizando o café como tinta, entre eles caricaturas. O artista é um dos poucos neste segmento de atuação, o que ao longo do tempo o levou a criar suas próprias técnicas para produzir diversos efeitos de cores e luz em suas pinturas.

Para produzir suas obras, Humberto Freitas precisa de apenas três xícaras de café simples e solúvel, uma xícara com um café mais fraco, uma de café médio e por último um mais forte e denso para dar acabamento mais escuro e final.

A produção também exige algumas técnicas que Freitas adaptou para o uso de café como tinta. Para que a caricatura tenha traços definidos, por exemplo, o artista lembra que as pinceladas sobre o papel devem ser delicadas. Assim, a bebida não escorre. “Após o desenho feito, é necessário esperar pela secagem para não borrar. No entanto, o cheiro de café continua, o que encanta ainda mais”, explica.

Freitas apresenta seu dom em feiras, exposições e eventos, além de comercializar os desenhos pela internet. O artista produz caricaturas de anônimos e famosos e ainda retrata paisagens, sempre utilizando o café como protagonista.

Deixe uma resposta