Nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil explica as versões que estão disponíveis no mercado e como utilizar cada uma delas
Conhecidos por serem super versáteis e de vários tipos, o vinagre é um dos condimentos indispensáveis na cozinha, seja para cozinhar, temperar e até como acompanhamento. Pensando nisso, Jaqueline Lopes, nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, explica os tipos de vinagres presentes no mercado e como cada um deles pode ser utilizado durante o preparo dos alimentos.
Vinagre Branco: O vinagre branco é o mais famoso dentre os outros e o mais encontrado nos supermercados. De valor nutricional baixo, o condimento é bastante utilizado como tempero para saladas e carnes. Além disso, é um produto acessível em decorrência do valor de comercialização.
Vinagre Balsâmico: É um vinagre escuro feito de suco de uva não fermentado. É conhecido por ter um sabor mais complexo, com toques doces e ácidos. Além disso, ele conta com uma boa quantidade de antioxidantes, enzimas e probióticos em sua composição e é ideal para peixes, carnes, molhos e até em algumas sobremesas, pois ajuda a acentuar o sabor dos ingredientes.
Vinagre de arroz: Preparado a partir da fermentação do arroz, essa opção de vinagre é mais conhecida na culinária japonesa, por ser leve, adocicada, além de ter nutrientes importantes para a saúde. Na cozinha, o condimento pode ser uma opção no preparo de diversos tipos de peixes.
Vinagre de frutas: Os vinagres de frutas também são muito vistos no supermercado. O mais conhecido é o vinagre de maçã, porém, existem opções de uva, kiwi e laranja. Os itens são boas fontes de agentes antioxidantes para o nosso organismo e podem ser utilizados no tempero de saladas ou em marinadas de carnes. No caso do vinagre de maçã, por exemplo, ele contribui com o fortalecimento dos cabelos e na recuperação muscular.
Vinagre de vinho tinto e branco: Obtido da fermentação dos vinhos, estes tipos de vinagres são saborosos e excelentes opções pela versatilidade que oferecem. O vinagre de vinho tinto, que contém antocianinas, é mais utilizado para o preparo de carnes vermelhas, e o vinagre de vinho branco, rico em substâncias antioxidantes, para saladas de folhas e legumes. Os condimentos também são conhecidos por combater o colesterol e a pressão arterial.
“O vinagre é um tempero que traz benefícios para a digestão e atua como antioxidante. Mesmo assim, pessoas com problemas de estômago, como gastrite graves e úlceras devem prestar atenção no consumo e sempre consultar um nutricionista para encaixar no seu plano alimentar. Com tantas opções e versões disponíveis, o ideal é escolher a que mais se encaixa com o dia a dia e que trazem mais sabor para os alimentos que são consumidos na rotina”, finaliza a nutricionista.