Se você nunca conseguiu entender por que uma amiga que sempre come macarrão, pães e outros tipos de carboidratos nunca engorda e você teme aumentar os números na balança ao consumir um único biscoito, saiba que a resposta está nos diferentes genes que possuem.
De acordo com a geneticista Sharon Moalem, todos nós processamos os alimentos de forma diferente e, em um artigo para o jornal Daily Mail, ela ensina como fazer um experimento que desenvolveu e para indicar se seu corpo digere mal os carboidratos. Aprenda como fazer o teste da bolacha:
Para fazer o teste você vai precisar de uma bolacha sem sal, um cronômetro e uma caneta. O objetivo é descobrir em qual das três categorias de consumo de carboidratos você está: completo, moderado ou restrito. Você deve fazer o teste três vezes e calcular a média dos resultados.
Antes de iniciar o teste, deixe um pouco de saliva na boca para garantir que tenha o suficiente para o experimento completo. Confira os passos:
Coloque um pedaço do biscoito na boca e comece a cronometrar e mastigar.
Certifique-se de incorporar e misturar a saliva com o biscoito quando começar a mastigar.
Assim que detectar uma mudança no gosto – pode ficar mais doce ou completamente sem sabor – ou se atingir 30 segundos no tempo, pare de mastigar, engula e anote o tempo.
Execute novamente o teste mais duas vezes. Some os tempos, divida o resultado por 3 e confira os resultados:
0-14 segundos: consumo completo
15-30 segundos: consumo moderado
Mais de 30 segundos: consumo restrito
Supondo que sua ingestão é de cerca de 2 mil calorias por dia, confira quanto cada grupo pode consumir de carboidratos:
Completo: você pode consumir 250g de carboidratos por dia (cerca de 4 fatias de pão integral).
Moderado: você pode ingerir 175g de carboidratos por dia (cerca de 3 fatias e meia de pão integral). Aproximadamente 35% de suas calorias podem vir de carboidratos, 30% de proteínas e 35% de gorduras.
Restrito: você pode consumir 125g de carboidratos por dia (cerca de três fatias de pão integral). Aproximadamente 25% de suas calorias podem vir de carboidratos, 35% de proteína e 40% de gorduras.
Independentemente da sua categoria de consumo de carboidratos, você nunca deve obter mais de 40% de sua ingestão diária de energia a partir de gorduras. No caso do consumo completo de carboidratos, sua ingestão não deve exceder 30% por dia.