Dúvidas com os nomes das comidas japonesas? Home Sushi Home esclarece

Sushi, Hossomakis, Uramakis, Niguiri são algum dos mais pedidos no delivery

Nos últimos anos, a comida japonesa vem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. A pesquisa da Associação dos Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), mostra que em 2013, a capital paulista tinha 600 restaurantes japoneses, contra 500 churrascarias. Até 2017, o Estado de São Paulo já contava com três mil restaurantes e o faturamento daquele ano no país com a culinária japonesa foi de R﹩ 19 bilhões. Outro dado que mostra o alto consumo é que diariamente são feitos aproximadamente 400 mil sushis na cidade paulistana.

Com essa popularidade, é muito comum que a comida japonesa seja a escolhida para um jantar de comemoração de final de ano, aniversário ou até outras situações.

Mas, os nomes não são tão comuns e acabam afastando algumas pessoas. Para acabar com esse problema, a Home Sushi Home, rede de franquia de delivery de comida japonesa, explica, um pouco, os nomes de cada prato.

Hossomakis

Esta receita conta com arroz e recheio de alga marinha. O termo “hosso” significa fino e o restante “maki” equivale a enrolado. Portanto, é algo enrolado e fino.

É importante salientar que, dependendo do ingrediente, o prato pode ter outro nome, como, por exemplo, se o recheio for de salmão é conhecido como shake maki, se for de pepino, kapa maki e assim por diante.

 

Shashimi

Esta é uma opção com fatias bem fininhas de peixe cru ou frutos-do-mar. Com diversas possibilidades de peixes para compor a receita, há ainda variações nos cortes. Você pode se deliciar com peixes oriundos de água salgada, ou seja, do mar, bem como de água doce, isto é, peixes de rios e de lagoas.

Além disso, há receitas de sashimi com lula, salmão, atum, camarão, polvo, entre outros. Geralmente, esse prato recebe o tempero de shoyu ou de raiz forte, o famoso Wasabi.

 

Uramakis

O Uramaki é um prato que leva arroz em cima da folha de Nori, um tipo de alga, fatias de peixes e/ou outros elementos. A receita demanda que tudo seja enrolado de modo que o arroz permaneça do lado de fora.

Na verdade, Ura significa “fora”. Por isso, esse cuidado todo com o visual do prato. Geralmente, a refeição engloba gergelim que possui função dupla: embelezar o prato e também conceder um gosto diferenciado.

 

Niguiri

Este é um dos nomes da comida japonesa que cai muito bem para aqueles que estão planejando a sua primeira experiência. Afinal, o Niguiri se caracteriza por ser uma porção pequena de arroz contando com pedaços de peixes e outros frutos-do-mar por cima.

Essa cobertura pode abranger o salmão, o camarão, o atum, o polvo e até a lula. A escolha fica sempre por conta do cliente, que pode iniciar com ingredientes mais usuais e gradativamente ter contato com elementos mais exóticos.

 

Temaki

Esta é uma alternativa bastante popular entre os brasileiros e que chama muito a atenção pelas variações que tendem a agradar todos os paladares. O temaki é um cone de algas com várias possibilidades de recheio: arroz, peixe cru, legumes e até frutos-do-mar. Mas, não para por aí, não! É possível ter versões com salsinha, cream cheese e muito mais!