Curiosidades do vinho: 4 substâncias da bebida que fazem do vinho um bom aliado à saúde

Engenheira de alimentos explica por que a dica de tomar uma taça de vinho por dia ficou tão popular. De acordo com a especialista, o que faz a diferença são as substâncias presentes na uva. Entenda!

Quem acha chique tomar um bom vinho no fim do dia? O conselho de que uma taça de vinho por dia faz bem à saúde caiu na boca povo, mas o que poucos sabem é o que segredo da bebida está na uva. A engenheira de alimentos da Campo Largo, Camila Garrett, explica quais são essas substâncias e como elas beneficiam a saúde. Confira!

Por ter polifenóis, o vinho tinto pode ser bom para o coração

“Os polifenóis, micronutrientes derivados das plantas, são bem presentes no vinho por causa da uva. Por isso, inclusive, o suco de uva é uma outra grande fonte de polifenóis. Essa substância é muito conhecida por proteger contra doenças crônicas, cardíacas e controlar os níveis de açúcar no sangue”, explica Garrett.

O resveratrol é aliado da pele

“O resveratrol é um polifenol, substância presente nas sementes e cascas de uvas pretas e, consequentemente, também no vinho tinto. Quanto mais intensa for a cor do vinho, maior a quantidade dessa substância. O micronutriente forma uma película de proteção na pele, por assim dizer, que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce”, pontua a engenheira de alimentos da Campo Largo.

Vinhos liberam óxido nítrico, o que é muito bom para a digestão

“Uma das reações causada pelo consumo da uva é a liberação de óxido nítrico, substância essencial para relaxar as paredes do estômago. Por isso, uma taça de vinho antes ou após das refeições potencializa a absorção de nutrientes dos alimentos”, aponta Garrett.

O extrato da semente de uvas possui procianidina, aliada na prevenção do câncer

“Alguns estudos relacionam a procianidina como uma substância que não só previne o câncer, como também diminui os efeitos colaterais da quimioterapia na saúde. Essa substância possui propriedades antioxidantes que protegem as células, também presente na uva”, finaliza a especialista.

Confira uma seleção de vinhos bons e que não pesam no bolso

Quinta do Rio Grande

O Vinho Quinta do Rio Grande é produzido a partir da seleção de uvas cultivadas na Serra Gaúcha. O seu sabor é leve e intenso, com aroma de frutas frescas e toque aveludado.

 

 

 

 

Toro Centenario Rosé

Produzido na região de Mendoza, na Argentina, o vinho é composto por um blend de uvas, caracterizado pela leveza, frescor e coloração rosa, famoso por conquistar fãs em todo o mundo, especialmente em países mais quentes, como o Brasil. Agradando especialmente quem gosta de bebidas mais leves no paladar, o Toro Rosé é apresentado em uma embalagem de 750ml, com um dos melhores custo-benefício do mercado.

 

 

 

 

Galo Lusitano

Produzido na região norte de Portugal, o vinho Galo Lusitano Branco é elaborado a partir das uvas Arinto e Loureiro, possui aromas tropicais e toques cítricos, no paladar é elegante e fresco. Harmonize com peixes, aves e frutos do mar. Já o Galo Lusitano Tinto é preparado a partir das uvas Tinta Roriz e Touriga Franca, possui aromas frutados e taninos suaves, no paladar se apresenta aveludado e persistente. Harmonize com massas, carnes e queijos.