Confira 5 receitas geladas para a Páscoa

Açaí da Barra ensina a fazer opções saborosas e diferentes com chocolate para inovar na data

Comemorada no primeiro domingo de abril, a Páscoa é um bom momento para presentear familiares e amigos com o famoso chocolate, popular na data desde o século XIX.

De trufas a bolinhos e, até biscoitos, o alimento, derivado do cacau, marca presença em diversas receitas que vão além dos ovos de Páscoa. Pensando nisso, o Açaí da Barra, primeiro self-service de açaí do estado de São Paulo, separou opções saborosas e inovadoras para fazer em casa.

A lista conta com itens disponíveis no cardápio da marca, que tem mais de 10 tipos de açaí e 40 de sorvete, todos de fabricação própria da rede. Confira:

Trufa de açaí com chocolate (aproximadamente 25 unidades)

Ingredientes para a Cobertura

500 gramas de chocolate ao leite

Ingredientes para a Massa

500 gramas de chocolate branco

120 ml de creme de leite

1 colher (chá) de aroma de chocolate

Ingredientes da Geleia de Açaí

2 polpas de açaí congeladas

1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo da Massa

Derreta o chocolate, acrescente o aroma, o creme de leite, misture bem e leve para gelar por 8 horas no mínimo.

Modo de preparo da Geleia

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar bem. Retire e deixe esfriar.

Montagem da Trufa

Depois da massa resfriada, derreta o chocolate da cobertura. Retire a trufa da geladeira, abra pequenas porções, recheie com a geleia, enrole as trufas e banhe no chocolate da cobertura. Depois do banho, se preferir, passe as trufas por chocolate ao leite ou meio amargo ralado. Mantenha em local seco e arejado.

Ovo de Páscoa com sorvete

Ingredientes

500 gramas de chocolate ao leite para a casca do ovo

Forma de ovo de páscoa

Sorvete a sua escolha – Sugestão do Açaí da Barra: morango, maracujá, creme ou flocos

Decoração da sua escolha – Sugestão do Açaí da Barra: chantilly, calda de chocolate, confeitos coloridos e pedaços de bombom

Modo de preparo

Leve o chocolate ao micro-ondas de 30 em 30 segundos para derreter por completo. Depois coloque na forminha e vá girando-a para pegar o formato do ovo de páscoa. Retire o excesso de chocolate e as rebarbas da forminha. Coloque um papel toalha por baixo e leve ao congelador por 5 minutos. Repita esse processo por mais 2 vezes para formar uma casca mais grossa. Antes de desformar, deixe 40 segundos fora da geladeira de cabeça para baixo. Agora recheie com o sorvete de preferência e decore a gosto.

Dicas: como alternativa, é possível colocar o sorvete até quase completar a casca e jogar por cima mais um pouco de chocolate derretido para formar mais uma casca e levar ao congelador. Sempre que terminar de decorar leve ao congelador até a hora de servir.

Bombom de sorvete (aproximadamente 50 unidades)

Ingredientes

500 gramas de chocolate ao leite picado, para cobertura

Forma para bombom (retangular ou quadrada)

1 xícara (chá) de sorvete sabor chocolate

1 xícara (chá) de sorvete sabor creme

1 xícara (chá) de sorvete sabor morango

Modo de preparo

Derreta o chocolate ao leite para cobertura em banho-maria em fogo baixo até alisar e pincele uma fôrma retangular ou quadrada para bombom para formar uma casquinha. Bata as fôrmas e retire o excesso com uma espátula. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por 10 minutos. Repita o procedimento por mais 3 vezes para engrossar a casquinha e as recheie com os sorvetes até atingir metade da fôrma. Cubra com o chocolate restante, bata sobre uma superfície, retire o excesso com uma espátula e cubra com papel-alumínio. Leve ao congelador por 4 horas. Desenforme e sirva.

 

 

Sanduiche de sorvete e brownie

Ingredientes brownie

300 gramas de margarina

2 xícaras (chá) de açúcar

6 unidades de ovo

1 xícara (chá) de farinha de trigo

500 gramas de chocolate meio amargo

Ingredientes montagem

1 litro de sorvete de creme

Modo de preparo brownie

Divida as quantidades da massa e faça duas placas de brownie. Junte a margarina com o açúcar até obter um creme leve. Acrescente 2 gemas de ovo, 1 ovo inteiro e a farinha, misturando bem. Derreta o chocolate em banho-maria e adicione à massa. Por último, bata as 2 claras de ovo restantes em neve, incorporando-as delicadamente. Despeje a massa numa forma retangular pequena, untada e enfarinhada, e leve ao forno moderado por 40 minutos. Espere esfriar, desenforme e reserve. Repita o processo com o restante dos ingredientes para preparar outro brownie do mesmo tamanho.

Modo de preparo montagem

Assim que as duas placas de brownie estiverem frias, monte o sanduíche. Em uma forma removível coloque um dos brownies, faça uma cama de sorvete e coloque o outro brownie por cima. Deixe no congelador por 2 horas, desenforme e corte em quadrados. Conserve no congelados e antes de servir deixe 30 minutos na geladeira. Sirva!

Pavê de sorvete com brigadeiro

Ingredientes

1 lata de leite condensado

3 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de chocolate granulado

200 ml de creme de leite

1/2 pacote de biscoito maizena quebrados de forma grosseira

1,5 litro de sorvete de creme

Modo de preparo

Comece preparando um brigadeiro mole com o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Depois de pronto, misture o creme de leite. Assim que esfriar, misture o chocolate granulado e reserve. Distribua metade do pote de sorvete de creme em um refratário, espalhe o biscoito maisena e cubra com o brigadeiro. Leve ao congelador até que o brigadeiro fique mais firme para receber a segunda camada do sorvete. Depois, polvilhe o chocolate granulado ou outro confeito de preferência. A receita por ser feita em taças individuais ou em um grande refratário.