Chefs dão dicas para comer bem no inverno sem engordar

Com mais variedades de pratos quentes e saborosos, o inverno é a época do ano mais propícia para ganhar alguns (temidos) quilinhos extras. Além das boas opções culinárias, é comprovado cientificamente que as pessoas têm mais apetite no frio.

Mas, para quem quer aproveitar os dias gelados com saúde sem abrir mão de comer bem, Mariana Helou, chef formada pela Le Cordon Bleu Londres e vencedora do reality show Que seja Doce, explica o segredo está na substituição de ingredientes. “Com pequenas mudanças de ingredientes é possível manter o sabor, ao mesmo tempo, que reduz o teor de gorduras, glúten e calorias.”

Para quem não resiste um chocolate, o ateliê Petite Marie oferece, por encomenda, uma versão mais saudável da torta de chocolate com farinha de amêndoas, óleo de coco, chocolate sem açúcar e xylitol (120 reais), um adoçante natural encontrado nas fibras das frutas, vegetais e cogumelos, que tem o sabor mais parecido com o açúcar e não deixa gosto residual.

Entre os pratos salgados, uma deliciosa massa pode ficar mais saudável se elaborada com farinha integral e acompanhada de alimentos leves. No Vicolo Nostro, renomado restaurante italiano em São Paulo, uma boa opção é Fettuccine con Gamberi e Carciofini, massa fresca com molho branco camarões e alcachofras (98 reais). Os camarões são fontes de proteína com baixa caloria e as alcachofras ajudam na redução do colesterol ruim.

“Sabemos que há pessoas que apreciam a alta gastronomia e têm restrições alimentares, por isso, é possível verificar opções de pratos que podem ser preparados a pedido”, sugere Cristiano Panizza, chef do Vicolo Nostro, que possui o selo Ospitalità Italiana, dado pela União das Câmaras de Comércio Italianas a estabelecimentos que possuem um rígido controle de qualidade em seu cardápio, ingredientes, carta de vinhos e experiência e competência comprovadas em culinária italiana.

Deixe uma resposta