Queimaduras, deformações e até mortes têm sido noticiadas com frequência na imprensa, chamando atenção para a importância de buscar referência sobre clínicas e profissionais antes de investir em tratamentos. Para não correr riscos, profissionais do segmento citam os pontos que merecem mais atenção pelos consumidores
A cada ano, o mercado de estética lança novidades para os consumidores que buscam afinar a silhueta, combater gordura localizada, tratar a pele entre outros procedimentos. O avanço do segmento e qualidade dos tratamentos têm sido cada vez mais evidente, mas, assim como cresce o numero de profissionais e clínicas especializadas, cresce também a incidência de procedimentos realizados da forma incorreta, por pessoas pouco preparadas e que chegam a colocar a vida dos pacientes em risco.
“A recomendação básica é exigir a comprovação de formação do profissional que irá realizar o tratamento”, afirma a fundadora e diretora técnica da rede EmagreSee, Christiane Perin. “As pessoas não levam isso tão a sério quanto deveriam. Um procedimento aparentemente simples, como uma drenagem linfática, requer uma série de cuidados e indicação correta. Uma pessoa hipertensa, por exemplo, não deve fazer.”
Outro ponto que merece atenção é se a clínica que irá realizar o tratamento tem estrutura adequada. “O mais importante a ser observado é a qualidade dos equipamentos e se eles possuem registro na Anvisa, órgão que cuida dessa regulamentação. Também é importante saber se a manutenção dos equipamentos está sendo feita da forma correta. As clínicas devem apresentar laudo técnico mostrando a validade das manutenções”,
Conheça os procedimentos mais procurados, especialmente na Primavera-Verão, e quais cuidados devem ser tomados antes de iniciar um tratamento. Confira!
Carboxterapia
O tratamento consiste na aplicação de injeções de gás carbônico medicinal nos tecidos do corpo. O gás ingerido ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando na redução da gordura localizada, celulite, estrias, flacidez e até mesmo olheiras.
De acordo com a diretora técnica da EmagreSee, esse tipo de tratamento deve ser realizado por um fisioterapeuta dermato-funcional, biomédico esteta, enfermeiro esteta ou médico. “Não é todo mundo que pode receber o tratamento. É sempre importante que o cliente consulte o profissional e relate se tem algum problema de saúde”, indica. Quem tem diabetes não controlada, insuficiência cardíaca e respiratória grave, aneurisma cerebral, trombose arterial e gestantes não podem realizar o tratamento.
Segundo a profissional, se o tratamento seguir os procedimentos adequados, não há risco algum para saúde. “Muito pelo contrário, ele proporcionará ótimos resultados e poderá ser feito com frequência. Tratamentos de gordura localizada e celulite podem ser realizados duas vezes na semana. Já para tratar flacidez, estrias e olheiras, indicamos apenas uma vez”, aconselha.
Criolipólise Método 360°
Método baseado em congelamento da gordura corporal, que reduz até 10 cm de circunferência abdominal e pode ser realizado em diferentes áreas do corpo, como flancos, abdômen e parte interna das coxas.
Ao realizar a Criolipólise, seja o método 360° ou o comum, é extremamente importante observar a qualidade dos equipamentos. Eles precisam ser registrados na Anvisa e estarem com termos de calibração em dia. “Se o equipamento estiver descalibrado, há um risco de queimadura. Também pode haver queimaduras se as mantas de proteção utilizadas forem falsificadas”, afirma Perin.
Na Criolipólise, os profissionais que realizam o tratamento precisam ter formação em esteticista, biomedicina esteta, fisioterapeuta dermato funcional ou farmacêutica esteta. Além disso, também há contraindicações. “Pessoas que possuem cicatrizes, dermatites, diabetes, feridas e infecções no local de tratamento, hérnia, esteatose hepática e gestantes, não podem passar pelo procedimento.”
Aplicação de Enzima
A técnica consiste na aplicação de medicamentos por meio de injeções. É um tratamento que apresenta resultados rápidos e que ajuda a perder de 3 a 10 centímetros de medida, além de melhorar a flacidez, as estrias e as celulites e promover uma melhora da hidratação da pele e suavização das rugas.
Mas ao realizar esse tipo de tratamento é necessário se certificar de que o profissional está habilitado para fazer a aplicação de enzima. “O profissional irá fazer uma avaliação inicial para identificar as necessidades do cliente e também se ele está apto para receber o tratamento”, explica Perin. Lactantes, gestantes e pessoas alérgicas aos componentes não podem realizar o procedimento.
Apenas médicos, biomédicos esteta ou farmacêuticos esteta podem realizar a Aplicação de Enzima.