O outono chegou e agora é hora de tratar as manchas ocasionadas pelo sol

Novos produtos e equipamentos de última geração ajudam a minimizar rugas, manchas e outros problemas ocasionados pela exposição prolongada ao sol.

O verão chegou ao fim e, agora, no outono, aumenta a procura por tratamentos para reverter os danos causados pela radiação solar. Estar atento aos horários de exposição ao sol e investir na utilização de protetores solares eficientes são medidas básicas e que devem ser colocadas em prática todos os dias. Porém, ao longo dos anos, mesmo tomando alguns cuidados, a exposição ao sol pode apresentar danos que incomodam principalmente as mulheres.

Nas clínicas de estética é grande o número de pessoas que procuram tratamentos de alta tecnologia, para minimizar os danos na pele do rosto. “Atualmente estão disponíveis no mercado produtos e tratamentos que oferecem resultados muito eficientes para tratar os problemas mais comuns ocasionados pelo sol como rugas, manchas e envelhecimento precoce”, explica Amanda Manucci Azevedo, fisioterapeuta, especialista em Dermatofuncional e consultora técnica da Omega Laser, empresa que vende e aluga equipamentos estéticos em Ribeirão Preto e região.

Um dos exemplos é o Peeling Criogênico realizado por meio de vários produtos que oxigenam e rejuvenescem a pele. “O tratamento atua estimulando a produção de oxigênio nas mitocôndrias, estruturas presentes no interior das células. Ele incentiva a atividade enzimática diminuindo os danos fisiológicos”, explica Amanda.

Outro recurso muito utilizado nas clínicas de estética é o Dermotrat, equipamento que utiliza a tecnologia da luz intensa pulsada, muito eficiente para tratamento de rugas e manchas, que são consequência da exposição excessiva ao sol.

Ele atua no nível superficial da pele reduzindo manchas, sardas, pigmentações e pequenos vasos na região do nariz e do rosto, além de diminuir a quantidade de pelos. Paralelamente, estimula a produção de colágeno, que contribui para a redução de rugas e linhas de expressão. “O tratamento é bem seguro, indolor e não necessita de nenhum tipo de preparo ou anestesia. O paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia, apenas finalizando os cuidados com o uso do filtro solar”, explica a especialista.