Os pincéis e as esponjas são ótimos itens para dar acabamento à maquiagem. Porém, no dia a dia, conforme são utilizados para aplicar diversos cosméticos, o acúmulo de resquícios de produtos nas cerdas e no interior desses acessórios pode ser prejudicial à pele. Por isso, é importante higienizá-los da maneira correta e na frequência recomendada por profissionais. Para acabar com as dúvidas sobre o processo de limpeza, a maquiadora Leticia Espagnoli explica tudo sobre o tema.
“Os Pincéis e esponjas com acúmulo de produto e sujeira são altamente propensos a multiplicação de bactérias e fungos, que podem causar irritações e até micoses na pele. Por isso é muito importante fazer a higienização correta”.
A especialista explica que depende da frequência que a pessoa usa os pincéis para fazer a higienização. “No geral, recomendamos a higienização a cada 15 dias ou uma vez por mês”.
Vale lembrar que guardar o material em locais úmidos, como banheiro, podem aumentar o acúmulo de bactérias e fungos naquele pincel. É ideal organizá-los em um local mais arejado.
“Hoje em dia já existem limpadores próprios e até maquininhas que facilitam o movimento de limpeza. No modo tradicional, o ideal é utilizar um sabão neutro e esfregar levemente as cerdas, enxaguando em água corrente, até que a água passe a sair limpa. Lembre-se sempre de lavar com as cerdas viradas para baixo, isso vai impedir que a água entre no cabo do pincel, fazendo com que ele solte”, explica Letícia.
Os produtos próprios para higienização de pincel de maquiagem ou qualquer outro é o sabão neutro. Além disso, é importante deixar secar naturalmente. “A maneira mais adequada é colocar os pincéis deitados, em uma toalha de algodão, com cuidado para que não fiquem amassados”.
“O prazo de validade de um pincel vai variar de acordo com a frequência de uso. Quando as cerdas começam a soltar, fazendo com que ele perca seu formato original, ou quando ficam ásperas e mudam de cor, está na hora de renovar o produto”, finaliza a maquiadora