Hairstylist Bruno Oliver dá dicas para manter os fios saudáveis antes, durante e depois da coloração
Mulheres estão sempre querendo mudar o visual, mas na hora de fazer as famosas mechas, muitas dúvidas aparecem. Será que meu cabelo aguenta? Qual tom indicado para os meus fios? E depois, quais são os cuidados que devo tomar? Para responder essas e outras perguntas e falar sobre o que deve ser feito um mês antes, 10 dias, e na véspera da coloração, o hairstylist Bruno Oliver, à frente do Oliver Salon, dá dicas para quem quer garantir um resultado perfeito nas madeixas.
De acordo com Bruno Oliver, existem vários fatores que influenciam na cor do cabelo: encanação de cobre, excesso de outros metais (cobre também é metal), ferramentas térmicas, cloro de piscina, além de outros produtos químicos (progressiva) já aplicados no cabelo.
“Para um cabelo bonito e saudável com mechas, as recomendações vão depender do diagnóstico realizado pelo profissional. “É fundamental que o cabelo seja analisado totalmente antes do tratamento químico, através do teste de mechas. A partir dela, dependendo da necessidade de cada cabelo podem ser oferecidos hidratação, nutrição ou reconstrução”, pontua.
O que fazer 30 dias antes:
Se o cabelo está sensibilizado, sugiro que seja feito um circuito de tratamento para alcançar os melhores resultados no dia do processo químico. Passando por reconstrução 30 dias antes que pode ser intercalada com nutrição intensa, caso o cabelo tenha se recuperado com o primeiro tratamento. Vale lembrar que os produtos de manutenção irão garantir uma melhor resposta ao tratamento indicado pelo cabeleireiro. Se o cabelo é ressecado indicamos tratamentos de nutrição. Mas, quando o cabelo é saudável, indico serviços de hidratação.
O que fazer 10 dias antes:
Se estamos falando de circuito/cronograma de tratamento, a melhor escolha do produto será feita pelo o profissional de sua confiança. Em 10 dias antes, o tratamento indicado varia de cabelo para cabelo, como a reconstrução e a nutrição. Vale ressaltar que para fios fragilizados, o ideal também é investir em produtos anti-queda, principalmente os enriquecidos em aminoácidos da seda, lipídeos micronizados e EDDS. Nessa etapa, a manutenção feita em casa tem total importância para garantir que o tratamento realizado no salão tenha as melhores respostas.
Na véspera:
Para o dia anterior, recomendo que a cliente utilize óleos de tratamento, para nutrir e proteger o cabelo antes da coloração. Já para a fixação da cor, indico que a cliente faça no salão o tratamento profissional para garantir maior durabilidade. Mais uma vez, o profissional poderá indicar o melhor, dependendo da condição de cada fio.
Assim que o procedimento for feito, continuar o tratamento em casa é essencial, junto com uma linha de manutenção específica, aliada aos finalizadores que protegem a cor, indicados pelo profissional. “O circuito de tratamento continuará para que o cabelo se mantenha saudável. A cliente retornará ao salão mensalmente ou de acordo com a necessidade para realizar os tratamentos profissionais”, conclui Oliver.