Desvendando mitos e verdades sobre fragrâncias

Ricardo Assi, sommelier de fragrâncias da divisão de luxo do grupo L’Oréal, responde as principais dúvidas que as consumidoras apresentam quando o assunto é fragrância e desvenda os mitos e verdades sobre os perfumes. Confira abaixo:

CAFÉ LIMPA O OLFATO?

Isso é um mito, o café não limpa o odor das fragrâncias já sentidas. A melhor maneira de aliviar o olfato é sentir cheiros que a própria pessoa reconhece como seus, como sua pele, cabelos e roupas. Isso porque o cheiro do café expõe a pessoa a uma nova onda olfativa, como se estivesse sentindo mais uma fragrância, que ao invés de ajudar, pode acabar confundindo ainda mais.

QUAIS SÃO OS MELHORES LUGARES PARA GUARDAR OS PERFUMES?

Existem duas condições ideais que são fundamentais para armazenar e manter a qualidade das fragrâncias: lugares longe de luz e longe de calor. Ambos podem oxidar a fragrância, alterando suas notas se expostos a essas duas principais condições.

Curiosidade: Você sabia que o lugar ideal para guardar as fragrâncias seria a geladeira? Pois é por conta da baixa temperatura e baixa incidência de luz seria de fato o lugar ideal, já pensou que loucura?

O QUE SÃO FIXADORES?

Não existem fixadores em fragrâncias. O que determina a durabilidade de uma fragrância é a concentração de notas de fundo, onde temos moléculas maiores e mais pesadas do que as notas de saída ou as notas de coração, que pela sua menor volatilidade demora mais a evaporar. Notas amadeiradas, animálicas, resinosas e especiarias, são alguns exemplos de notas que possuem uma volatilidade mais lenta, ou seja, são moléculas com uma densidade mais pesada, que evitam que o perfume evapore mais fácil garantindo assim maior fixação. Uma boa dica para quem gosta de fragrâncias de longa duração, apostem nas fragrâncias que levam a concentração “Eau de Parfum”, “Parfum Intense”, ou somente “Parfum”.