Depilação: Sim ou Não?

Um dos temas mais polêmicos da intimidade feminina é a depilação, principalmente a depilação da região intima. As clássicas dúvidas ‘a retirada dos pelos é uma questão de higiene ou estética?’ ou ‘faz bem ou mal para saúde?’ sempre surgem quando esse assunto é abordado.

Mas, vamos aos fatos. A depilação facilita a higiene do corpo. Você já deve ter percebido que quando você não depila, ou raspa, a axila, por exemplo, o cheiro do suor fica mais forte. Isso acontece porque na base do pelo há glândulas que produzem suor e gorduras que se acumulam e causam o odor desagradável.

Sim, a informação acima também vale para região intima, e no caso das mulheres em período menstrual, o fluxo se espalha pela vulva, que pode se acumular nos pelos, o que deixa o cheiro mais forte ainda.

Segundo o ‘Guia Prático de Condutas Higiene Genital Feminina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a depilação é um hábito de higiene, que impede o corpo de acumular fungos e bactérias causadoras de infecções, mau cheiro e irritação.

A depilação é uma combinação de estética com higiene. Podem dizer o contrário, mas fazer os procedimentos de depilação é cuidar da saúde e é cuidar da beleza também. Tanto para os homens quanto para mulheres, e não precisa haver tabu para isso.

A pele da área genital é a mais sensível, por isso é preciso ter cuidado com a escolha da técnica de depilação, por exemplo, a lâmina pode ser mais prática, mas há o risco de corte, aumento de foliculite (pelo encravado) e inflamação. A cera quente, retira os pelos com eficiência, mas machuca a região e escurece a pele por causa da alta temperatura. A cera fria não tem o problema da temperatura, mas a dor ao depilar é muito maior. Os cremes depilatórios podem ser uma boa opção para quem quer evitar a dor, mas podem causar alergia.

Dentre todas as formas, a mais recomendada por especialistas, ginecologistas e dermatologistas é a depilação a laser. “É um procedimento prático, bem tranquilo e atualmente o paciente não sente mais dor. Além disso a depilação a laser trata de problemas como hipertricose e hirsutismo. O paciente para de ter problemas como foliculite, porque é uma forma definitiva de depilação e, em determinadas áreas que é aplicado, o laser melhora a aparência da pele”, explica a dermatologista Lorrayne Rattis.

A técnica de depilação a laser ‘In Motion’ é a mais recente tecnologia chamada ‘Super Hair Removal’ (SHR) ela trabalha gradualmente aquecendo a pele a uma temperatura que danifica com eficácia os folículos pilosos seletivamente, prevenindo o recrescimento dos mesmos sem ferir o tecido.

“Trabalhamos com a ponteira resfriada, por isso não causa nenhuma dor. E é muito rápido, com apenas 2 minutos é realizada a sessão de axila, e com 15 minutos é realizada uma sessão de perna inteira. Todas as aplicações são feitas por especialistas”, afirma.