Modelo brasileira mostra como a limpeza pode ser uma aliada contra a depressão

Ellen Milgrau criou o projeto “Faxina Milgrau” e já ajudou mais de 20 pessoas em sofrimento psicológico a organizarem suas casas e, com isso, a melhorar a saúde mental

Com base em sua experiência de controlar a ansiedade limpando e organizando a própria casa, a top brasileira Ellen Milgrau decidiu investir na criação de um conteúdo diferente para a internet e que, ao mesmo tempo, ajudasse as pessoas que, assim como ela, sofrem com a depressão. Dos conteúdos de beleza no Instagram, a modelo migrou para o TikTok com o projeto “Faxina Milgrau”, uma série de vídeos de limpeza que já está no 13º episódio e soma mais de 1,7 milhões de seguidores.

“Eu acredito que você ter a visão do seu lar limpo, organizado é o que vai te ajudar a seguir em frente, porque uma casa limpa é um ambiente em que você vive e isso te dá uma alegria e uma perspectiva melhor de viver. A primeira casa que limpamos foi a de um amigo que, por conta da depressão, largou a casa de lado e não tínhamos mais condição nem de visitá-lo de tanta sujeira acumulada. Ao perceber o impacto positivo da faxina para a sua saúde mental, decidimos ajudar mais pessoas que sofrem diariamente com a depressão”, explica.

O vídeo com a limpeza na casa do amigo foi o primeiro da série e, logo nos primeiros dias após a publicação, atingiu a marca de 2 milhões de visualizações. Ao se deparar com esse número, Ellen teve a certeza de que estava no caminho certo e começou a divulgar o projeto em busca de mais pessoas que estavam em situações parecidas. Após seis meses de projeto, os inúmeros pedidos de ajuda chegam por e-mail, Instagram ou pelo próprio TikTok. A decisão de qual casa escolher passa por uma avaliação de fotos do local e da história dos moradores.

Ellen conta hoje com a ajuda de voluntários para seguir com as faxinas. O valor social agregado ao projeto a levou a ser embaixadora da Kärcher, líder global em soluções de limpeza doméstica, profissional e industrial. Logo no início do projeto, a empresa entrou em contato com a modelo e colocou à disposição máquinas e produtos com o objetivo de facilitar e agilizar a limpeza, aumentando assim a chance de mais pessoas serem ajudadas pelo projeto. “Uma faxina que a gente demoraria cerca de oito, dez horas, com os equipamentos da Kärcher conseguimos finalizar na metade do tempo e com muito mais facilidade. Ganhamos praticidade e agilidade com essa parceria”, destaca Ellen.

“A Ellen foi escolhida como embaixadora da Kärcher Brasil, pois a Faxina Milgrau tem conexão direta com o propósito da marca: fazer um poderoso impacto na vida das pessoas e um mundo limpo, por meio das nossas soluções de limpeza. É um prazer saber que estamos contribuindo com um projeto que não só ajuda pessoas que enfrentam a luta contra a depressão, mas, também, que busca desestigmatizar a doença por meio da limpeza”, conclui Adriana Gimenes Head de Marketing e Produtos para América Latina.