Com quatro livros já lançados, o ator Lázaro Ramos vem até a feira para participar de dois momentos: a apresentação com músicas criadas a partir de suas obras, às 15h30 e a Conferência sobre o Diálogo com a Sociedade através da Arte, às 19h30, ambos na Sala Principal do Theatro Pedro II
A 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz nesta sexta-feira (25) uma série de atividades culturais para o público de Ribeirão Preto e região. Entre os destaques da programação deste sexto dia de evento, a participação do ator e, agora escritor, Lázaro Ramos promete atrair o público da cidade e região.
Lázaro Ramos será a estrela de dois momentos da feira. O primeiro deles, às 15h30, é apresentação musical Viagens da Caixa Mágica, ao lado de Jarbas Bittencourt – com músicas criadas a partir de suas obras. Já às 19h30, o ator volta para a Conferência sobre o Diálogo com a Sociedade através da Arte, abordando também temas como família, identidade, preconceito, autoestima, entre outros. Nesta conferência, o ator contará histórias de vida, como as manifestações artísticas que influenciaram a sua carreira, pontos de vistas sobre questões identitárias, tendo como base o seu trabalho como escritor.
O talento artístico e a própria vivência pessoal de Lázaro são inspirações para o seu diálogo frequente com a sociedade através da arte, seja por meio do seu trabalho como ator, diretor ou escritor de livros adultos e infantis. Com a trajetória de sucesso nos meios culturais de Salvador, o artista alcançou o reconhecimento nacional pelo seu desempenho no cinema com mais de 20 filmes e posteriormente por sua atuação nos diversos programas de TV. Possui mais de 40 espetáculos no currículo e 47 prêmios. Produz, dirige e apresenta o programa semanal Espelho no Canal Brasil. É autor, entre outros, dos textos: A Menina Edith e A Velha Sentada, Caderno de Rimas do João, Caderno Sem Rimas da Maria, Na Minha
Mais destaques do dia
As atividades da feira começam logo cedo, às 8h30, com o encerramento do projeto Combinando Palavras que apresenta aos estudantes a escritora, jornalista e documentarista, Eliane Brum. A autora trabalhou no jornal Zero Hora e na revista Época, como repórter especial. Desde 2010 tornou-se freelancer, dedicando-se a grandes reportagens, livros e a documentários. Ganhou mais de 40 prêmios de reportagem nacionais e internacionais, entre eles Vladimir Herzog, Esso e Rei da Espanha. Ela assina a direção e o roteiro de quatro documentários e uma coluna quinzenal no jornal El País. É colaboradora do jornal britânico The Guardian.
Também às 8h30 acontece o espetáculo teatral infantil As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz de Miguel de Cervantes: Dom Quixote no Reino das Águas Claras, com a Cia Nuvenzinha Azul, no Teatro Municipal. Já na Biblioteca Padre Euclides, às 9h, será realizado o bate-papo Eu, Robô: Era uma vez um robô… Herói ou Vilão?, com o pesquisador Diego Renan Bruno que vai discutir a influência da robótica na sociedade. Diego é doutorando em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela USP/ICMC/ São Carlos, mestre em Ciência da Computação pela Unesp/Ibilce/São José do Rio Preto, além de ´professor nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica e pesquisador na área de Robótica Móvel Autônoma e Veículos Robóticos Inteligentes.
O Centro Cultural Palace recebe, às 10h, o Salão de Ideias sobre o projeto História do Dia: a Arte de Contar Histórias no Projeto que Soma Jornalismo, Literatura, Memória e Idade, com as jornalistas Daniela Penha, Ana Cândida Tofeti e a professora Eliane Assolini. O projeto registra histórias da vida de diversos personagens de Ribeirão Preto.
Para quem gosta de atrações mais animadas, o Sesc traz a Cia. Eclipse para se apresentar na Esplanada do Theatro Pedro II, a partir das 10h, com uma batalha de dança com direito a DJ e MC. No mesmo horário, no Estande da Fundação, instalado na Praça do Leitor, os alunos da Etec José Martimiano da Silva colocam em cena um espetáculo de dança multicultural.
A Sessão Clássicos da Minha História traz o rapper e poeta, Renan Inquérito, para o encontro “De Mano para Mano (el)” no Auditório Meira Junior, às 10h30. O artista convida o público a carregar água na peneira e escutar o silêncio e vai apresentar o trabalho do grande poeta brasileiro Manoel de Barros. Renan é professor, compositor, poeta e MC. Seu trabalho reúne hip-hop e literatura. É líder do grupo de rap Inquérito e integrante de coletivos literários como Literatura Ostentação, Polaroide Poética e Parada Poética.
No período da tarde, a literatura ganha o foco com o Salão de Ideias “A importância do escritor na sociedade”, que terá participação dos autores locais Edson Garcia Soares, Nelson Jacintho, Marcia Maria S. Anaga e Fábio Itasiki, e acontece às 14h30, no Auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace. A atividade terá abertura com a apresentação artística do Coral Infantojuvenil da Escola Waldorf com regência da maestrina Suzana Samorano. No mesmo horário, o Auditório Meira Junior recebe um debate importante sobre a ditadura no Brasil com o jornalista Saulo Gomes, a professora Flávia Schilling e o escritor João Vicente Goulart.
Em parceria com o Sesc, a Feira do Livro recebe mais uma vez no dia a escritora, jornalista e documentarista, Eliane Brum para um Salão de Ideias às 16h30, no Auditório Meira Junior.
Às 19h30, acontece o Salão de Ideias Os Livros Logosóficos na Formação de uma Nova Cultura, com Maria Tereza Pereira, no Auditório Meira Júnior. A palestrante é docente da Fundação Logosófica, artista plástica, escritora e farmacêutica aposentada. Ela vai apresentar o legado da obra do pensador humanista Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche, criador da Logosofia,Pele e Boquinha… E Assim Surgiu o Mundo
OUTRAS ATIVIDADES DO DIA
OBS> Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.
Ciclo de Palestras do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto) – Local: todas as atividades do Comad acontecerão no Auditório do Sincovarp Atenção: atividade pré-agendada para alunos da rede pública.
9h | Drogas e seus Efeitos – Marcella Abdala
14h | O que Você Sabe sobre as Drogas? – Caroline Leone
Oficina – Moscas Inconclusas | 9h – (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
Uma intervenção poética que faz referência ao efêmero, aos poemas escritos em
guardanapos de papel. Nela, os mediadores compreendem poesia como presença e transcendência e utilizam palavras e imagens, como linguagens artísticas para expressá-la.
Intervenção Teatro Lambe-Lambe | 12h e 16h – (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
Intervenção coletiva de teatro Lambe-Lambe que propõe ao público transitar por diversas caixas e assistir a diferentes histórias contadas por meio de técnicas de teatro de animação. O teatro Lambe-Lambe é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico em escalas reduzidas, confinado em uma caixa de dimensões mínimas.
Intervenção Navegantes | 14h – (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
Uma trupe de palhaços piratas navega em busca de ideias para escrever um livro, usando como referências textos e trechos de diversos autores da literatura brasileira e mundial. Os livros que encontrarem pelo caminho serão suas pistas e bússolas para uma incrível viagem literária.
Oficina Narrativas Poéticas e Isogravura | 14h – (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
Os participantes farão uma poesia resultando num pequeno livro e para ilustração individual utilizarão a Isogravura.
Apresentação Musical – Projeto Guri | 14h30
Local: Estande da Fundação | Espaço do Leitor
Apresentação Musical/USP – Banda Paineiras | 17h | Centro Cultural Palace
Composta por Jussara da Conceição (guitarra), Anderson Moisés Chagas (baixo), Gustavo de Oliveira (bateria) e Carolina Raany (percussão), a banda é instrumental e a variedade do seu repertório privilegia grandes nomes da música brasileira e ritmos brasileiros tradicionais (samba, maracatu, baião, frevo, ijexá); abrindo espaço também para experiências com o jazz.
Espetáculo de Teatro – Iracema Via Iracema [Trupe Sinhá Zózima] | 18h – (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
O espetáculo que acontece dentro de um ônibus urbano parado, relata a história de vida de Iracema: ex-mulher, ex-trabalhadora rural, ex-mãe, ex-religiosa, ex-empregada doméstica, ex-moradora de rua, ex-avó, ex–usuária de crack e ex-cidadã que larga tudo para viver dentro do ônibus!
Salão de Ideias – Andrea Wener | 19h | OAB
Andréa Werner é jornalista, escritora e palestrante. Após o diagnóstico de seu filho Theo com autismo, aos dois anos de idade, iniciou o blog Lagarta Vira Pupa, referência para uma sociedade mais inclusiva. É autora dos livros: Lagarta Vira Pupa – a Vida e os Aprendizados ao Lado de um Lindo Garotinho Autista e Meu Amigo Faz iiiii.
Lançamento CD ROM Ribeirão Preto: a Cidade como Fonte de Pesquisa | Volume 2 | 19h30
Local: Biblioteca Padre Euclides
Bate-papo sobre a história do Curso de Difusão que deu origem à publicação e à produção de trabalhos sobre Ribeirão Preto. Essa é a segunda edição do CD que traz textos de pesquisa sobre a cidade, um fac-símile da primeira edição histórica do curso e a reprodução da exposição fotográfica Ribeirão Preto pelo Olhar de Tony Miyasaka. A organização do CD é de Aurélio Manoel Corrêa Guazzelli, Renato Leite Marcondes e Tania Cristina Registro. Realização: Seção de Atividades Culturais da USP.
Apresentação Artística – Pericorese: A Dança dos Santos e das Flores | 19h30 Local: Colégio Auxiliadora
A produção marca os 40 anos de teatro de José Maurício Cagno e o encontro com Lucas Galon. Cagno partiu em busca do sagrado, com sentido de crescimento e plenificação como ser humano e Galon, com sua sensibilidade e criatividade, vem complementando a performance com uma música incidental que se torna coautora nesta aventura da linguagem artística ao universo sagrado. Uma partilha de uma vivência humana profunda e amorosa.
Salão de Ideias – A Bíblia: Uma História, Tantas Histórias | 20h30
Local: Colégio Auxiliadora
Don Emanuele Sérgio Barguellini nasceu na Toscana em 1938. É formado em Filosofia e Teologia pela Faculdade Anselmianum em Roma. Professor de Liturgia e Espiritualidade nas Faculdades Teológicas de Firenze e Roma. Prior do Mosteiro da Transfiguração em Mogi das Cruzes desde 2006. Foi editor da Revista Vida Monástica e é autor dos livros: Nas Pegadas do Reino – Proposta de um Itinerário Espiritual, Como Água da Fonte – Espiritualidade Camaldolense, entre outros.
Salão de Ideias – Programação EJA (Educação de Jovens e Adultos) | 19h30
Local: Centro Cultural Palace
Mara Sampaio é psicóloga social, psicodramatista e mestre em qualidade de vida pela USP. Consultora organizacional e especialista em educação, é empreendedora e atua na formação de professores.