Evento, que promove a cultura francesa, tem patrocínio da Tereos e irá exibir 20 longas inéditos e um documentário
São José do Rio Preto e Ribeirão Preto serão duas das mais de 70 cidades brasileiras que receberão o Festival Varilux de cinema francês, evento patrocinado pela Tereos, terceiro maior grupo de açúcar do mundo. As exibições dos filmes serão entre os dias 7 e 20 de junho.
A edição deste ano contará com 20 longas-metragens inéditos e passará por mais de 80 cidades do país. Entre as produções está a comédia “O retorno do herói”, de Lauren Tirard, conhecido por ter dirigido longa dos personagens Asterix e Obelix. Já para quem gosta de terror, a sugestão é “A noite que devorou o mundo”, do diretor Dominique Rocher (II), que conta a história de Sam (Anders Danielsen Lie), que tenta sobreviver em uma Paris dominada por zumbis famintos.
Outro destaque é o documentário “A Busca do Chef Ducasse” (La quête d’Alain Ducasse), dirigido por Gilles Maistre, que narra a passagem do chefe Alain Ducasse pelo Brasil, e suas experiências em uma plantação de cacau na Bahia e em um restaurante comunitário no Rio de Janeiro.
Em Rio Preto, a seleção de filmes será exibida no Shopping Iguatemi e, em Ribeirão Preto, no Shopping Santa Úrsula. A programação de todos os filmes pode ser conferida no site do festival, em http://variluxcinefrances.com/2018.
No ano passado, o evento teve recorde de público e levou mais de 180 mil pessoas aos cinemas. Em 2018, o festival tem patrocínio da Essilor/Varilux, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.