Startup Gaúcha instala estações de hidratação no primeiro bairro público inteligente do Brasil

Icehot, empresa de Bento Gonçalves, é uma das seis do país autorizadas a instalar, testar e validar suas inovações no Vila A Inteligente de Foz do Iguaçu, no Paraná.

A empresa bento-gonçalvense Icehot está entre as pioneiras em tecnologia de ponta do Brasil a se instalarem no primeiro bairro público inteligente do país, um local de experimentação de novos equipamentos alinhados com a modernidade. O Vila A Inteligente, da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, recebeu duas estações de hidratação para fornecimento de água quente e gelada para as pessoas, água para pets e aspersor de água para refrescar quem faz caminhada ou pedala na área do parque. O bairro foi equipado com estações inteligentes, um avanço desenvolvido pela Icehot que permite, por exemplo, o acionamento com uso de sensores por aproximação, sem a necessidade de tocar na estação.

Além disso, é dotada de iluminação, o que facilita a utilização noturna e reúne dados estatísticos que permitem fazer uma análise da eficiência e uso. É possível saber quantas pessoas utilizaram a estação, em um determinado período, o que isso representa em quantidade de garrafas plásticas economizadas, e quantas vezes foram acionados cada benefício — água quente, gelada, para os pets e o aspersor. No período compreendido entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março, os primeiros dados coletados por uma estação de hidratação inteligente indicam o consumo de 4,3 mil litros de água e a economia de 7,6 mil garrafas plásticas.

Icehot instala estações de hidratação no primeiro bairro público inteligente do Brasil – Crédito Kiko Sierich_PTI

IMPORTANTE

– Nos primeiros sete dias foram consumidos 4.671 litros de água, o que gera uma redução de 8.476 garrafas plásticas.

– As duas estações foram usadas 39.412 vezes, nestes sete dias, uma média de 5.630 utilizações por dia.

NA PANDEMIA

Outra frente importante da empresa foi o desenvolvimento de estações que disponibilizam álcool em gel para ser usado pelas pessoas como forma de prevenção ao coronavírus. A iniciativa da Icehot é chamada de Icegel, e o álcool é distribuído de forma gratuita. O acionamento é por pedal — maneira adotada para evitar os riscos de contágio — e cada estação disponibiliza cerca de um litro de álcool por dia, suficiente para 1,5 mil aplicações. Em uma semana — período de autonomia do equipamento antes do reabastecimento — são aproximadamente 10,5 mil acionamentos para higienização das mãos de um volume significante de pessoas.

PARA SABER

A Icehot, de Bento Gonçalves, é uma das primeiras seis empresas autorizadas a instalar, testar e validar suas tecnologias no Vila A Inteligente, o primeiro bairro inteligente. No local, a inovação dos sócios e fundadores da empresa, Alex Oliveira e Samuel Panta, fornece água potável gelada ou quente, para pets, e para refrescar por meio de aspersores, para moradores e turistas, especialmente para quem utiliza o parque para exercícios físicos.

A estação tem sensores que permitem acionamento sem toque, controle de dados, comportamento de uso e monitoramento da vazão de água — soluções já implementadas em outras estações da Icehot espalhadas pelo estado e, agora, além das fronteiras gaúchas.

Icehot instala estações de hidratação no primeiro bairro público inteligente do Brasil – Crédito Icehot

A Icehot iniciou como startup e foi idealizada pelos empreendedores Samuel Panta e Alex Oliveira. O primeiro equipamento foi instalado em Venâncio Aires, Capital Nacional do Chimarrão, em 2018. Desde então a empresa se destaca pela constante inovação, desenvolvendo estações de hidratação específicas para espaços públicos.

AS ESTAÇÕES

– São de alta durabilidade, mesmo em áreas externas, de 5 a 8 anos.

– Representam investimento público que todos podem aproveitar e usar diariamente por muitos anos.

– Proporcionam economia de dinheiro e tempo porque não exigem manutenções frequentes.

– Disponibilizam água de maneira segura, higiênica, de modo que as pessoas podem usar sem medo.

– Contribuem para a saúde pública já que uma população saudável e bem hidratada gera menos despesas ao município.

– Cria hábitos sustentáveis ao incentivar a redução no uso de garrafas plásticas.

Mais informações sobre a empresa e as estações de hidratação podem ser obtidas no site ou nas redes sociais, @icehotbrasil.