Esta é uma das profissões para as quais é preciso talento. Na verdade, não é uma profissão, mas é um trabalho. A atividade ganhou tanta força que o blogueiro passou a ser contratado não mais apenas para noticiar, mas para conquistar o público. Antes de toda a tecnologia que envolve o mundo dos blogueiros e influenciadores, a publicitária multi, como é vista pelo mercado, Virgínia Macorin de Lima Sant’Anna, ou Vick Sant’Anna, como também é conhecida, entrou para o meio que, uma década depois, estaria sob os holofotes. Vick está comemorando seus 10 anos como blogueira.
O nome Virgínia é uma homenagem à avó paterna, que, aliás, também deu nome a um dos primeiros bairros da cidade, a Vila Virgínia; Macorin é da mãe; Lima veio por parte de pai; e Sant’Anna por parte do marido, o também publicitário e seu sócio na produtora audiovisual MultVideo, Franklin Sant’Anna. Por fim, Vick é como é chamada desde a adolescência. A blogueira teve de resumir tudo isso no título do blog: o ViCkNeWs (www.vicknews.com).
Mas o blog não resume. Lá, Vick fala sobre moda, bem-estar, beleza, gastronomia, eventos, comportamento, novidades em geral. A ideia surgiu quando fez um curso de produção e consultoria de moda. “O blog mostraria meu olhar sobre uma temática que está em todo o mundo. Todas as pessoas têm um estilo, ainda que não acreditem, e esse estilo não é algo apenas plástico; é fruto de uma cultura, de uma história pessoal, da sociedade, da época e sofre incontáveis influências – das artes, da mídia, da própria formação acadêmica da pessoa, de suas escolhas pessoais e emocionais. É um retrato de uma sociedade, por isso, me encantei por trabalhar com isso”, comenta a blogueira.
A vida de blogueira também deve ser tratada como uma carreira. Formada em ballet, Vick diz que procura sair do lugar comum para ver, ouvir e sentir a cidade. “Temos de ter estratégia para estarmos atualizados permanentemente sobre muita coisa. Para isso, a vida não é limitada a estar em eventos, que são importantíssimos, mas estudar tendências, aprender sempre algo novo, fazer cursos, estar em debates, palestras, concertos, teatros. Tem de gostar; não dá para ser blogueiro apenas por um possível glamour do mundo dos eventos e das celebridades. Também não vale a pena se limitar à quantidade de seguidores, de marcas conquistadas. Hoje, as pessoas querem um blogueiro que fale com conhecimento e, principalmente, que goste do que faz”, analisa Vick.
O começo ainda era um caminho desconhecido. “Mas foi durante o curso de moda, em outubro de 2011, que, ajudada por uma colega, a já blogueira Carola Duarte, criei o ViCk News. Em um final de semana fiz mais de 10 posts com arquivos de fotos que já tinha de viagens, looks, receitas e dicas. Fiquei muito empolgada com a minha revista digital. Passei a ir aos eventos de moda e as assessorias de imprensa começaram a me conhecer e convidar. Em poucos meses eu não passava um dia sem ter um evento para ir. Chegando dos eventos eu já postava as novidades no blog. O objetivo do blog sempre foi este, passar para os leitores e seguidores detalhes dos eventos que eles não tiveram a oportunidade de ir”.
Hoje, comemorando uma década de blog e de blogueira, Vick comenta que a interatividade com os acontecimentos, as notícias e as pessoas, por meio do blog, passou a tomar conta de seus dias. Postar sobre tudo o que acontecia na cidade passou a ser a sua rotina. “Passei a ser a editora da minha própria revista digital, realizando um sonho antigo de escrever e me comunicar. Adoro dar dicas de produtos, serviços e atividades que gosto e participo. Saber que estimulo as pessoas a voltar a dançar por exemplo, ou a praticar aquilo que lhes faz feliz, buscar a essência da sua verdadeira realização, é um retorno de que contribuo”, diz.
Em todos esses anos, a blogueira comemora as parcerias com as quais contou para vencer a primeira década. São academias de ginástica e dança, salões de beleza, clínicas de estética e restaurantes sempre fizeram parte do blog, como o Studio de Dança Luciana Junqueira, a Winner, o Mabruk Restaurante, a Aesthetic, Restaurant Week, shows, acontecimentos nos shopping centers e outros.
A cobertura de várias edições da SPFW (São Paulo Fashion Week), desde 2015, foi um dos pontos mais marcantes do blog. Vick conta que pode transmitir desfiles ao vivo na fila A ao lado de celebridades como Constanza Pascolato e que isso ficou marcado como uma de suas conquistas e superação.
Nesses 10 anos, foi também colunista de revistas, sites e programas de tv, sempre levando as “news” do blog. A primeira década, do VickNews contabiliza 3.359 posts. O Instagram @vicknews contabiliza 27,7 mil posts e 56 mil seguidores que acompanham além dos posts do blog, um pouco do dia a dia da blogueira.
“A vida não é glamour. O blogueiro utiliza uma linguagem leve, criativa e positiva para retratar um lado da sociedade. Não devemos nos esquecer de nossas responsabilidades sociais e nosso compromisso com o outro e com a sociedade. Além disso, sempre incentivo bons hábitos com a saúde e as notícias sobre eventos é uma forma de estimular e valorizar a indústria do turismo que também é fonte de receita e geração de empregos. Nós temos de adotar nossas causas e procuro mostrá-las no meu blog”, analisa.
Qual o futuro do blog? “Nestes 10 anos, muitos dos blogs que me inspiraram a começar se desfizeram. Mas não pretendo me desfazer do blog, por vários motivos, mas principalmente porque, além de ser meu trabalho, ele é minha história e carrega um sonho de infância, por isso, minha gratidão de vida a todos os parceiros e seguidores que não deixam este sonho morrer”, finaliza.