Prefeito eleito de Ribeirão Preto atende reivindicação de entidades e confirma remodelação total do Programa Ribeirão Mobilidade

Pedido foi feito, ainda na pré-campanha, por SINCOVARP, CDL e entidades parceiras, na série de encontros com os candidatos a prefeito de Ribeirão Preto; Maioria das indicações apresentadas foi encampada pelo programa do governo da futura administração municipal

Uma das principais sugestões/reivindicações feitas por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas) e entidades parceiras, aos candidatos a prefeito de Ribeirão Preto, foi atendida pelo prefeito eleito Ricardo Silva, nesta sexta-feira (8). Ele confirmou que “Como decreto 001, a partir de 1º de janeiro de 2025, está a remodelação dos corredores de ônibus, um anseio que contempla solicitação dos vereadores, motoristas e comerciantes das principais avenidas da cidade”.

Ainda de acordo com Silva, “Vamos garantir mobilidade urbana, garantir o corredor de ônibus, mas de um jeito que eles não atrapalhem a vida da cidade, assim como o comércio nas avenidas, tão castigados pelas recentes obras viárias”, afirmou.

O anúncio foi feito após reunião com os vereadores eleitos/reeleitos Paulo Modas, Bigodini, Maurício Vila Abranches, Maurício Gasparini, Danilo Schocchi, Jean Coraucci, Brando Veiga, Franco Ferro, Lincoln Fernandes, Matheus Moreno, Daniel do Busão, Delegado Martinez, Bertinho e Rangel Scandizzi e Junin Dêdê, que vão compor a futura base de apoio do governo no legislativo municipal.

Na prática

Nas avenidas Dom Pedro I (Ipiranga) e Saudade (Campos Elíseos), que são bons exemplos, os corredores de ônibus passarão a ser preferenciais, fora dos horários de pico, com a permissão de estacionamento mediante sistema de Área Azul, também fora dos horários de pico. Apenas dentro dos horários de maior movimento, os corredores funcionarão como exclusivos e sem permissão de estacionamento. Também haverá uma readequação das vagas de carga e descarga e espaços para o estacionamento de motos, nas vias adjacentes.

Compromisso com as entidades

Com a remodelação do programa Ribeirão Mobilidade, Silva cumpre o compromisso assumido publicamente com o Comércio Varejista de Ribeirão Preto, nos encontros com os candidatos, realizados por SINCOVARP e CDL, com a participação de entidades parcerias, ainda no período de pré-campanha.

Transição de governo

Como integrantes convidados para a transição, representando oficialmente o Comércio Varejista, SINCOVARP e CDL RP reforçaram, em reunião de articulação ontem, quinta (7), a necessidade urgente de se corrigir as distorções do programa Ribeirão Mobilidade. “Desde o começo, não concordamos com o discurso de que ‘os corredores de ônibus estão aí e o Comércio que se adapte’. Até porque não são regras justas e corretas para com os lojistas. Vínhamos alertando para isso, nos posicionando de forma clara e alinhada aos interesses e reivindicações dos comerciantes. Trata-se de uma importante vitória para o nosso setor, fruto de união de forças entre nosso grupo de entidades parceiras e os empreendedores”, diz Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP.

Segundo André Rezende, coordenador do Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, liderado por SINCOVARP e CDL RP, “Nosso Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) realizou levantamentos. Mediu e constatou a dimensão dos impactos negativos dos corredores de ônibus e das obras, nas vendas e no emprego do Comércio. Com base em argumentos técnicos e robustos, provamos a necessidade de adequações emergenciais nas regras dos corredores de ônibus, as mesmas mudanças confirmadas hoje, sexta (8), dia seguinte à nossa reunião na transição”, diz.

Confira a indicação entregue aos candidatos a prefeito de Ribeirão Preto:

“Revisão total do Programa Ribeirão Mobilidade de forma a buscar um melhor equilíbrio entre o funcionamento dos corredores de ônibus e a atividade de Varejo e Serviços. Dialogar sempre com as entidades antes da adoção de qualquer nova medida que possa impactar o Comércio. Iniciar um estudo técnico detalhado para a busca de soluções alternativas nos itinerários dos ônibus. Manter as faixas de corredores de ônibus (as que couberem) como preferenciais fora dos horários de pico permitindo o estacionamento nas vias mediante sistema de área azul. Melhorar a definição, distribuição e sinalização de vagas de carga e descarga”.

A maioria das indicações feitas por SINCOVARP e CDL RP, com apoio do SinHoRes (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), do SincomerciáriosRP (Sindicato dos Empregados do Comércio) e demais entidades parceiras, foi encampada pelo programa de governo do prefeito eleito e a expectativa é de que sejam confirmadas até 31 de dezembro.

Confira o conjunto das principais propostas entregues aos candidatos:

Revisão total do Programa Ribeirão Mobilidade de forma a buscar um melhor equilíbrio entre o funcionamento dos corredores de ônibus e a atividade de Varejo e Serviços. Dialogar sempre com as entidades antes da adoção de qualquer nova medida que possa impactar o Comércio. Iniciar um estudo técnico detalhado para a busca de soluções alternativas nos itinerários dos ônibus. Manter as faixas de corredores de ônibus (as que couberem) como preferenciais fora dos horários de pico permitindo o estacionamento nas vias mediante sistema de área azul. Melhorar a definição, distribuição e sinalização de vagas de carga e descarga;

Retirar os corredores de ônibus da Av. Nove de Julho utilizando vias alternativas conforme o estudo técnico. Manter o estacionamento na avenida sob regras da área azul. Transformá-la em um amplo Boulevard de Comércio e Serviços (tendo como referência o conceito de parque linear), destinando-a a atividades de lazer, esporte, cultura e turismo, aos finais de semana e feriados;

Desenvolver o Plano Público-Privado de Recuperação do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, que poderia ser alocado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação em conexão com SINCOVARP/CDL RP e demais entes da iniciativa privada relacionados;

Criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico ou de um Comitê Temático (público-privado) equivalente, composto pelo poder público municipal, Sistema S, Comércio, Serviços, Indústria, Agronegócio, Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, Turismo, Hotéis/Restaurantes/Bares, Mercado Financeiro, Ensino Profissionalizante, Universidades, Conselhos de Classe, Terceiro Setor, etc. Promover a integração e a construção de oportunidades de toda a Cadeia Produtiva Local, de forma transversal;

Reestruturação e fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com a criação de uma Divisão de Relacionamento Setorial direcionada à interlocução com as entidades setoriais da cidade. A partir dessa conexão, desenvolver políticas públicas assertivas voltadas ao empreendedorismo e ao incentivo da atividade empresarial em todos os setores da Cadeia Produtiva Local;

Criação da Agência de Desenvolvimento de Negócios (RP Negócios), nos moldes da Desenvolve SP ou da São Paulo Negócios, integrando o sistema Empreenda Rápido, Banco do Povo, Sebrae Aqui Caterp e demais entes e ferramentas envolvidos no fomento aos negócios e atração de investidores/empresas para a cidade. Realizar um trabalho proativo de captação de oportunidades, trabalhando a marca “Ribeirão Preto”. Participar de Feiras e Eventos externos buscando divulgar os atributos da nossa cidade e do nosso ambiente de negócios;

Criação da Administração Regional do Centro para que esta faça a ponte com os demais setores da Prefeitura em demandas como gestão/zeladoria/limpeza do calçadão, das praças, ações de infraestrutura, iluminação pública, corredores de ônibus/pontos/terminais, segurança/sistema de monitoramento de câmeras (alinhamento com a PM e PC)/Conseg/Vizinhança Solidária, trânsito/mobilidade/área azul/carga e descarga, fiscalização geral, revitalização e preservação do patrimônio histórico, assistência à população em vulnerabilidade, interação com as entidades setoriais e moradores, etc. Engajar todas as Administrações Regionais com os corredores comerciais de cada uma delas, em interação, também, com SINCOVARP/CDL RP;

Criar uma ampla frente de Educação Profissionalizante, dialogando com as entidades setoriais, mapeando as demandas e articulando soluções entre os entes municipal, estadual, privado e do terceiro setor. É qualificar trabalhadores para melhorar a cadeia produtiva local e gerar mais desenvolvimento econômico. SINCOVARP e CDL RP, junto com outras 15 entidades setoriais, já desenvolvem projeto nesse sentido (o Conexão Varejo) que poderia ser ampliado com maior participação da Prefeitura Municipal;

Suspender imediatamente a construção do novo Centro Administrativo fora da região central de Ribeirão Preto. Reverter parte desses recursos (R$ 173 milhões) para obras e ações de revitalização e ressignificação do quadrilátero central, mediante o desenvolvimento de um estudo técnico amplo envolvendo a sociedade civil organizada, entidades, especialistas e as universidades;