O procedimento é essencial para evitar o risco de alergias e irritações na pele
Fazer compras de roupas é algo que causa prazer à maioria das pessoas! Afinal, nada como renovar o guarda-roupa e ter peças novas para combinar no visual do dia a dia, do trabalho e também para festas como as de natal e ano novo que estão se aproximando. Porém, ao comprar ou ganhar (de natal, aniversário, etc.) as peças novas não devem ir direto para o armário! É difícil, mas necessário segurar a ansiedade de sair desfilando o modelito recém-adquirido. O recomendado por dermatologistas é que, antes de vesti-las, essas peças devem ser lavadas para evitar o risco de alergias e irritações na pele.
Muitos não sabem, mas os tecidos passam por uma série de procedimentos para que fiquem com aquela cor atraente e naquele formato perfeitinho, conforme vemos nas vitrines. Há até leis, que variam de um país para o outro, que regulam o nível permitido de substâncias químicas (tinta, resina, formol etc.) em cada tecido — conforme a origem e o tipo de material usado —, que podem deixar as roupas com resquícios de elementos capazes de prejudicar a saúde.
Além disso, as lindas peças podem esconder perigos que não conseguimos ver, como fungos e mofos. Acontece que desde o transporte até o armazenamento, as peças passam por diversas mãos, e quando estocadas nas lojas, ficam sujeitas a ácaros, traças e percevejos, sem contar que são experimentadas nos provadores por diversas outras pessoas — que podem transmitir germes, bactérias e até piolho.
Segundo Cristina Gaspar, gerente de Marketing da Casa KM, antes de lavar as peças, é fundamental conferir a etiqueta para saber a forma correta de lavagem, abaixo, enumeramos algumas dicas dadas por ela para lavar essas peças.
- Antes de lavar as peças coloridas, faça o teste da cor — ao umedecer uma parte da roupa, coloque-a em cima de um pano branco e depois passe o ferro. Caso solte tinta, lave-a separadamente.
- O tipo de lava-roupas deve ser escolhido de acordo com a peça. Se for delicada, utilize produtos apropriados — como o recém-lançado COCO — ou escolha um que sirva para todo tipo de tecido, como o Com Muito Carinho, ambos da Casa KM.
- Separe as peças de acordo com a cor, para não desbotar e permanecerem como novas por muito tempo. Você também pode optar por um lava-roupas que reaviva as cores, como os da linha COQUEL, que também tem uma versão para roupas escuras.
- Se for colocar as peças de molho na água, o ideal é seguir as indicações no rótulo do produto utilizado, pois há variação na indicação do período.
- Para peças que são lavadas pela primeira vez, uma boa opção para se certificar que todos resíduos foram removidos, é se atentar a quantidade do produto indicada para uso na lavagem, pois dessa forma, o enxágue fica ideal sem necessidade do ciclo extra de água.
- Para deixar as roupas macias, finalize com um amaciante como o Amacitel Luxo, que proporciona uma perfumação nas peças.
- Seque as roupas conforme a indicação na etiqueta das peças.
- Para finalizar essa primeira higienização das roupas novas utilize o ferro na temperatura adequada para cada tecido.