Você sabia que um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, mostra que ambientes desorganizados provocam estresse e favorecem até mesmo a alimentação compulsiva, fazendo com que mulheres comam duas vezes mais? Além do que mostra o estudo, uma série de outros transtornos podem ser ocasionados pela desorganização, como ansiedade, depressão e doenças físicas como diabetes e alergias respiratórias.
Esses são fatos que mostram o quanto a organização é fundamental na rotina de um lar para o bem-estar de todos os moradores. Diante disso, o que acha de uma pauta apresentando 4 motivos para investir na organização e melhorar saúde física, mental, e o visual da casa?
Eu atendo a Ordene e junto de uma personal organizer parceira da marca, Betânia Braga, elaboramos dicas muito bacanas da profissional para tornar a organização um hábito saudável dentro de casa.
Confira:
MELHORA O VISUAL DA CASA
Camas e sofás arrumados, pia sem louça acumulada e roupas devidamente guardadas são algumas das coisas que trazem uma sensação de paz durante a rotina e melhoram muito o visual da casa. Agora tornar isso um hábito, de acordo com Betânia, gera benefícios também a longo prazo.
“Acordar e já deixar a cama arrumada e procurar lavar e guardar a louça sempre após cada refeição, são exemplos de pequenas atitudes que fazem uma enorme diferença. Quando isso não acontece nos deparamos com uma bagunça generalizada e isso prejudica muito a nossa saúde, e às vezes nem percebemos. Então é muito importante que isso seja uma tarefa de todos os dias e não somente algo que pegamos para fazer quando vamos receber visitas, por exemplo. É sempre importante lembrar que nosso lar precisa estar aconchegante primeiro para nós mesmos”, diz.
MELHORA A SAÚDE
“Indo além do impacto visual, que causa um incômodo nos moradores, as questões de saúde devem ser levadas em conta como um dos maiores motivos para praticar o exercício da organização. Seja documentos espalhados, controle da televisão fora do lugar ou roupas jogadas pela casa, são detalhes que uma hora deixam de ser irrelevantes para se tornar grandes causadores de estresse”, ressalta a profissional. Ela ainda diz que não é preciso mudar radicalmente da noite para o dia, mas ir implementando o processo de ‘usou, colocou de volta onde estava’ já é um começo que faz a diferença e que itens organizadores práticos, como os ganchos, são ótimas opções.
PROPORCIONA PRATICIDADE E OTIMIZAÇÃO DE TEMPO
Ficar procurando por aquele par de sapatos específico na hora de sair ou aquela bolsa que combina perfeitamente com o visual, são situações estressantes e muito comuns no dia a dia de casas desorganizadas. Por isso, a organizer recomenda escolher um método que solucionará essas questões e trará muito mais praticidade para o dia a dia.
Deixe sempre com fácil acesso e boa visibilidade os itens que mais utiliza no dia a dia, conte com a ajuda dos organizadores para isso, existem modelos para acessórios, sapatos, bolsas e muito mais, basta escolher o que se adeque às suas necessidades e colocar em locais estratégicos. Se preferir, defina itens por tamanho ou cores, mas o importante é que o resultado será percebido instantaneamente. Aproveite para descartar aquilo que já está muito velho, que não combina mais com você e que só está ocupando espaço”, recomenda Betânia.
GERA ECONOMIA AO BOLSO
É isso mesmo! Betânia diz que quem pratica o hábito da organização está automaticamente provendo uma economia, isso porque a visão de todos os produtos, seja de limpeza ou alimentos, e objetos, como roupas e acessórios, será ampla, evitando compras desnecessárias.
“Gosto de usar o exemplo da despensa da cozinha, da geladeira e da lavanderia, porque é muito comum as pessoas comprarem mais do mesmo achando que aquele produto acabou, sendo que na verdade ele só foi parar lá no fundo do armário ou da geladeira. Por isso é muito importante investir em organizadores que facilitem a visão de tudo o que temos. As estantes são ótimas cumprindo essas funções, pois são compactas e muito versáteis”, indica.