Multiplan reforça estratégia de crescimento e ganho de participação de mercado na Reunião Pública de 2025

A estratégia inclui a expansão de cinco shoppings, revitalização de quase todo portfólio, renovação do mix de lojas e a realização de mais de 1.200 eventos por ano

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) realizou, na manhã desta terça-feira (17), sua Reunião Pública, tradicional encontro com investidores, acionistas, analistas de mercado e a imprensa. No evento, os principais executivos da Companhia apresentaram a estratégia e os avanços operacionais e financeiros mais recentes da empresa. Com uma gestão baseada em expansões, revitalizações, e alocação eficiente de capital, a Multiplan reforça o compromisso com a geração de valor sustentável e alcança crescimento de vendas acima do varejo nacional e do e-commerce.

Crescimento acima do varejo nacional e do e-commerce

As vendas totais da Multiplan atingiram R$ 24 bilhões em 2024, com crescimento de 64,1% desde 2021, superando a evolução do e-commerce no mesmo período, que foi de 35,4% e a do mercado de shoppings brasileiro, que avançou 24,6%. Os dados mais atualizados da Companhia mostram que esta aceleração segue consistente: em maio de 2025 as vendas dos shoppings apresentaram alta de 14,6%. Esse desempenho reforça a estratégia de longo prazo da Multiplan, que elevou sua participação nas vendas do setor de 8,5% em 2019 para 12,1% em 2024, destacando o ganho de market share no varejo de shoppings brasileiro.

Em uma das principais datas do varejo nacional, a Black Friday — tradicionalmente associada ao e-commerce — os shoppings da Multiplan têm se destacado. Entre 2021 e 2024, as vendas acumuladas dos empreendimentos da Companhia cresceram 52,2%, mais que o dobro da expansão registrada pelo varejo total no período, de 21,5%. Os dados reforçam a preferência dos consumidores por ambientes que aliam conveniência, variedade e experiências diferenciadas.

“Todos esses dados são resultados de uma estratégia consolidada, baseada em uma gestão ativa de nossos empreendimentos. Queremos oferecer uma experiência completa para o consumidor, com o melhor mix de lojas e serviços, além de novos investimentos e modernizações dos ativos. Como consequência, impulsionamos o desenvolvimento do nosso portfólio e as vendas finais. Atuamos sempre com foco em rentabilidade e geração de valor para os acionistas. O nosso compromisso é com uma Multiplan cada vez mais eficiente, transparente e rentável”, aponta Eduardo Kaminitz Peres, Presidente da Multiplan.

Gestão ativa: expansões, revitalizações e alocação estratégica de capital

Neste contexto, a Multiplan tem trabalhado em um pipeline intenso de expansões e revitalizações, para fortalecer seus ativos. Em 2024, foram concluídas duas expansões — no DiamondMall (MG) e no ParkShoppingBarigüi (PR) — outras três estão em fase de obras, incluindo o MorumbiShopping (SP), que recebeu os participantes da Reunião Pública. Além disso, entre 2023 e o primeiro trimestre de 2025, 19 dos 20 shoppings da rede passaram por processos de revitalização.

A empresa também vem implementando uma estratégia assertiva de alocação de capital e, somente em 2024, investiu R$ 3,6 bilhões, sendo um dos destaques a recompra de R$ 2,1 bilhões em ações.

“Mantemos uma gestão ativa do mix, com decisões estratégicas sobre o perfil de lojas, sempre buscando gerar resultados para lojistas e acionistas. Cada investimento é pensado de forma criteriosa, com foco em crescer onde faz mais sentido e onde há maior potencial de retorno”, comenta Armando d’Almeida, Vice-Presidente de Relações com Investidores.

Imobiliário

Com um portfólio sólido, visão de longo prazo e disciplina na execução, a Multiplan segue focada em aproveitar oportunidades de expansão e desenvolver projetos multiuso, com a integração entre shopping e empreendimentos residenciais e comerciais. Neste contexto, destaca-se o Golden Lake, projeto residencial que será o primeiro bairro privativo em Porto Alegre (RS), e que continua a registrar vendas de sua segunda fase, o Lake Eyre.  Além disso, ao final de maio de 2025, 72,3% das unidades da primeira fase do projeto – o Lake Victoria – haviam sido vendidas, representando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 400,2 milhões. Essa fase será entregue ainda em 2025.

Foco na experiência do consumidor e no digital

A Multiplan vem ampliando sua agenda de eventos culturais e experiências imersivas, que se consolidam como novas âncoras para atrair fluxo, gerar engajamento e fortalecer o relacionamento com o público. Em 2024, foram mais de 1.200 eventos, que além de impulsionar os resultados dos shoppings, promovem benefícios sociais e reforçam o papel dos empreendimentos como centros de convivência, conexão e cultura.

A estratégia digital da empresa também tem ampliado a proximidade com o consumidor e impulsionado a integração entre os ambientes físico e digital. Até março de 2025, o aplicativo Multi — principal canal de relacionamento da Companhia — ultrapassou 8,5 milhões de downloads e totalizou 28 milhões de acessos ao longo de 2024. Dentro da plataforma, o Programa de Relacionamento MultiVocê registrou um crescimento de 73% no valor das notas fiscais cadastradas em relação ao primeiro trimestre de 2024, reunindo mais de 2,3 mil benefícios disponíveis e contando com a participação de mais de 600 lojistas.

Expansão do MorumbiShopping já tem 90% dos espaços locados

Um dos centros comerciais mais icônicos da cidade de São Paulo, o MorumbiShopping, recebeu os participantes da Reunião Pública no recém-inaugurado Teatro Multiplan. Os convidados puderam conhecer mais sobre o projeto de expansão do empreendimento, que totaliza 13.141 m² de ABL (Área Bruta Locável).

Além de ganhar 40 novas lojas e 8 restaurantes – incluindo um novo rooftop gastronômico com paisagismo e áreas abertas, as obras também englobam melhorias na fachada, áreas comuns, iluminação, praça de alimentação e estacionamento. A expansão, que já está com 90% das lojas locadas, tem entrega prevista para o primeiro semestre de 2026.

Sobre a Multiplan

Fundada em 1974 como empresa full service, a Multiplan é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, propriedade e administração de um dos melhores portfólios de empreendimentos do país. Atua estrategicamente no desenvolvimento de shopping centers e imóveis comerciais e residenciais, por meio de projetos multiuso que oferecem conveniência e comodidade aos usuários e geram valor a seus ativos. Desde 2007 na Bolsa de Valores Brasileira, é a maior empresa imobiliária da B3, em valor de mercado.

A Companhia também representa uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil. Possui atualmente 20 shoppings centers em operação, em 7 estados brasileiros, e gera cerca de 80 mil empregos no país. Hoje, os empreendimentos da Companhia já somam mais de 6.000 lojas, com um variado mix, e recebem aproximadamente 200 milhões de visitas por ano. A Multiplan prioriza em suas propostas o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua e mantém diversos projetos com foco nas comunidades vizinhas às suas construções.