Micro-ondas: quais alimentos e materiais proibidos e permitidos?

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos que mais facilitam o nosso dia a dia. Seja para esquentar o leite de manhã, preparar o almoço ou apenas aquecer um prato pronto, ele é o queridinho da casa por sua rapidez e praticidade. Alguns materiais são muito seguros para serem usados no micro-ondas, porém, nem tudo pode ser aquecido nele, você sabia? Isso porque alguns materiais e alimentos são incompatíveis com as ondas eletromagnéticas do aparelho e, se usados, podem acabar causando acidentes.

O que pode:

Cerâmica vitrificada
Papéis absorventes
Plástico apropriado para o uso em micro-ondas
Porcelana e louça (exceto aquelas que possuem detalhes metalizados)
Vidros comuns
Vidros refratários

O que não pode:

Garrafa térmica
Isopor
Metais no geral
Papel de alumínio
Papel comum
Plásticos impróprios para o uso em micro-ondas
Pratos com detalhes metálicos
Embalagens de comida chinesa
Sacos de padaria, pois podem pegar fogo

Vale lembrar que ligar o micro-ondas sem nada dentro também é muito perigoso, uma vez que o aparelho absorve as próprias micro-ondas e pode ter seus componentes danificados e até explodir.

Alimentos e materiais que merecem cuidados

Alimentos com pele, casca ou membrana: Tomate, batata, linguiça, salsicha, pimentão etc. Esses alimentos devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao micro-ondas. Caso contrário, poderão explodir.

Embalagens fechadas: o recomendado é deixar as embalagens ou potes com tampa entreabertos para evitar o risco de explosão.

Alimentos com pouca umidade: pão, amendoim, entre outros, devem ficar pouco tempo no micro-ondas, apenas o suficiente para o aquecimento. Por não terem umidade, se ficarem em excesso dentro do aparelho, poderão incendiar-se.

Mamadeiras: nunca aqueça a mamadeira com o bico no micro-ondas, pois ele pode entupir e causar uma explosão.

Ovos: ovos com casca ou inteiros não devem ser aquecidos nem preparados no micro-ondas.