Mercado ótico movimenta 25 bilhões de reais por ano no Brasil

Especialista aborda a importância do uso devido dos óculos e comenta sobre as novas tecnologias

No Brasil, o mercado de óticas movimenta 25 bilhões de reais por ano, já que cerca de 40 milhões dos brasileiros necessitam de algum tipo de correção visual. O mercado está em expansão, e a procura por esse tipo de serviço deve aumentar cada vez mais já que grande parte da população está em frente as telas e celulares, o que pode gerar problemas na visão.

A visão é responsável pela maior parte da interação do ser humano com o meio ambiente, estando diretamente associada à cognição. No entanto, é comum que as pessoas precisem de algum tipo de correção de problemas oculares com o passar dos anos, o que demonstra a importância das óticas enquanto serviço essencial.

Segundo a Sociedade Americana de Oftalmologia, por exemplo, até o ano 2050, metade da população mundial será míope. Por isso, o especialista em lentes João Luiz que está no mercado há mais de 10 anos explica que novas tecnologias e inovações têm tornado os produtos do setor ótico mais resistentes e confortáveis. Também surgem, a cada dia, armações mais modernas e equipamentos de proteção mais seguros.

A evolução dos materiais foi fundamental. Originalmente, as lentes oftalmológicas eram feitos exclusivamente de vidro. No entanto, apesar de o vidro oferecer uma clareza excepcional, ele é pesado e frágil.

João explica que a revolução chegou com a introdução do plástico na década de 1940. Mais leve e resistente a impactos, o plástico transformou a fabricação das lentes. Hoje em dia, materiais como policarbonato e Trivex são preferidos por sua leveza, durabilidade e proteção contra raios UV.

“Os óculos de sol e os óculos de grau superaram a funcionalidade básica de melhorar a visão. A tecnologia de lentes avançou em direção à personalização e proteção. Lentes fotocromáticas, por exemplo, ajustam seu nível de escuridão com base na luz solar, proporcionando conforto e proteção em diversas condições”, explica o especialista.

Além disso, tratamentos antirreflexo e filtros para luz azul são inovações que melhoram significativamente a experiência visual, especialmente na era digital.

O design dos óculos não se limita mais à funcionalidade; agora também é uma declaração de estilo. “A tecnologia permitiu criar designs que se adaptam ao formato do rosto, melhorando não apenas o conforto, mas também a estética”.

Para João Luiz a visão perfeita do amanhã pode incluir lentes que se ajustam automaticamente em tempo real, oferecendo uma experiência visual ótima em qualquer situação. “A medida que a tecnologia continua avançando, podemos esperar que os óculos não apenas melhorem nossa capacidade de ver o mundo claramente, mas também se tornem uma extensão de nossa identidade”.