Neste mês em que se comemora o Dia das Mães, a Div. A — Diversidade Agora, consultoria especializada em diversidade, propõe um desafio às mães que querem criar, educar e preparar seus filhos para um mundo mais diverso e igualitário.
“Muitas vezes colocamos esse desafio em um patamar inatingível de se concretizar e não nos damos conta de que são as pequenas atitudes praticadas no dia a dia que vão moldando os nossos valores, assim como dos nossos filhos”, explica Renata Torres, co-founder da Div.A e especialista em Diversidade.
A especialista exemplifica. “É fundamental começar a conversar com a criança desde cedo sobre o respeito às diferenças e que existe uma multiplicidade de etnias, pessoas com cores e características diferentes umas das outras. Esse já é um bom começo para criar filhos antirracistas”.
Para Kaká Rodrigues, também co-founder da Div.A e especialista em Diversidade, esse deve ser um exercício diário, não apenas das mães, mas de toda a família, pois apesar dos avanços que há nesse diálogo, ainda vivemos em uma sociedade estruturalmente racista.
“E isso está em ações simples, desde não tolerar na família piadas preconceituosas, não apenas contra pessoas negras, mas também contra LGBTs, PCDs ou outras minorias. É importante apresentar à criança literatura de autores negros ou indígenas, por exemplo. Sair da bolha em que geralmente se vive, convivendo com ambientes mais diversos e inclusivos”, sugere Kaká.
Para as especialistas, as empresas também podem ser facilitadores nessa jornada, desenvolvendo programas sobre Diversidade, Equidade & Inclusão, especialmente voltado para as colaboradoras mães, com o intuito de estimulá-las nesse processo.
“Uma sociedade mais justa, necessariamente passa pelo letramento racial. E essa desconstrução do racismo é um desafio de todos nós”, concluem Renata Torres e Kaká Rodrigues.