Aulas são totalmente online e contemplam desde orientações na área de comunicação a aspectos mais técnicos, como gestão de mídias sociais e emissão de relatórios de desempenho da clínica
A iClinic, referência em software na nuvem para gestão de consultórios e clínicas, acaba de lançar um curso profissionalizante gratuito para recepcionistas de clínicas e consultórios médicos. Para realizar a inscrição e iniciar as aulas, basta se inscrever no site da empresa. A conclusão das 10 horas de curso garante um certificado emitido pela iClinic, atualmente, o software já beneficiou mais de 70 mil profissionais de saúde em cerca de 20 países da América, Europa e África, como Estados Unidos, Itália e Angola. Este número contempla os médicos, recepcionistas e secretárias que utilizam diretamente o programa e aqueles que se beneficiam de sua frente em educação.
Acerca do conteúdo, as aulas abordam desde orientações na área de comunicação e relacionamentos interpessoais – como técnicas para lidar com pacientes insatisfeitos e dicas para falar ao telefone – até aspectos mais técnicos, como gestão de e-mail, WhatsApp e mídias sociais, organização de recebimentos, pagamentos e cobranças, agendamento e cadastro de pacientes, procedimentos e convênios, uso de sistema de gestão e emissão de relatórios de desempenho da clínica, entre outros.
De acordo com Felipe Lourenço, fundador e CEO da iClinic, o lançamento do curso para recepcionista faz parte da estratégia macro da empresa, que é de tornar a vida do médico e da recepcionista cada vez menos complexa. “A recepcionista tem papel fundamental para o sucesso de qualquer consultório, ela é o primeiro contato, a primeira experiência do paciente com o médico. O foco do nosso software é desafoga-la e automatizar o maior número possível de tarefas para que ela tenha tempo livre para atender o paciente. Neste contexto, o curso tem a missão de orientar essas profissionais tanto no uso e manuseio da tecnologia em si, como também ajudá-la com as outras demandas interpessoais, afinal, lidar com o público é uma tarefa que exige muito preparo”, afirma o executivo.