O Ebitda ajustado atingiu R$ 763 milhões, com alta de 2,8% e forte geração de caixa operacional
Destaques
- Sinistralidade permanece em trajetória de melhoria
- Crescimento líquido de beneficiários após período de otimização
- Processo de integração em fase final
- Fortes investimentos em qualidade assistencial contribuindo para melhorias contínuas de nossos indicadores de qualidade e satisfação do cliente
- Geração de caixa em bons níveis, com desalavancagem gradual e orgânica
A Hapvida, maior operadora de saúde da América Latina em número de beneficiários, com mais de 15 milhões de clientes, apresenta os resultados do terceiro trimestre de 2024 (3T24), que mantêm o equilíbrio entre o bom desempenho comercial e a estratégia de recuperação de margens para níveis cada vez mais sustentáveis, o que comprova a consistência de seu modelo de negócio. Listada na B3 sob o código HAPV3, a companhia encerrou o período com receita de R$ 7,3 bilhões, alta de 2,6% na relação com o 2T24 (R$ 7,2 bilhões) e de 6,6% diante dos R$ 6,9 bilhões do 3T23, beneficiada principalmente pelo crescimento das linhas de negócios de Planos de Saúde e Odontológicos.
Ao longo do trimestre, a empresa apresentou crescimento de 8 mil beneficiários de saúde após período de otimização de sua carteira de clientes e permaneceu com uma geração de caixa saudável, permitindo a continuidade do processo gradual de redução da alavancagem e ampliando os investimentos na qualificação e expansão de sua rede própria. O fluxo de caixa livre foi positivo em R$ 471,5 milhões e a geração de caixa operacional foi de R$ 700,9 milhões. A dívida líquida da companhia foi de R$ 4,1 bilhões no 3T24, uma redução frente aos R$ 4,4 bilhões no 2T24, em virtude, principalmente, da forte geração de caixa operacional.
No 3T24, a Sinistralidade Caixa atingiu 70,4%, uma melhora significativa de 1,5p.p. em comparação com o 3T23 e uma redução de 0,1p.p. frente ao 2T24. A Sinistralidade Caixa do 3T24 reflete os níveis de utilização inerentes do segmento para terceiros trimestres, agravados pelos longos períodos de seca e variações bruscas de temperaturas deste ano, bem como pelos reflexos indiretos do adiamento de agendas eletivas do 2T24 por conta do aumento expressivo de casos de dengue em algumas regiões naquele período. Mesmo com esse cenário, a companhia foi capaz de superar a sazonalidade histórica para o trimestre, assim como os eventos imprevisíveis, por meio das diversas estratégias bem-sucedidas de recuperação de margens.
A Sinistralidade Caixa, que passou de 72,7% no acumulado dos nove meses de 2023 para 69,6% no mesmo período de 2024, uma redução de 3,1%, foi impactada favoravelmente pelas iniciativas de revisão de preços, aumento da venda de produtos mais verticalizados, aumento da verticalização, padronização de protocolos, otimização da rede de prestadores e pelas medidas de controle e gestão de custos.
O ticket médio consolidado de saúde foi importante para impulsionar o desempenho e aumentou 9,6% entre 3T23 (R$ 251,80) e 3T24 (R$ 276,00), refletindo a estratégia de recomposição de preços e revisão do portfólio de clientes.
A Hapvida encerra o trimestre com 85 hospitais, 77 unidades de pronto atendimento, 341 clínicas e 291 unidades de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, totalizando assim 794 unidades assistenciais próprias