O webinar vai refletir sobre a presença das mulheres nos estádios no Brasil
A FGV CPDOC vai promover, no dia 23 de junho, o webinar “Lugar de mulher é no estádio: torcedoras de futebol ontem e hoje”. O encontro vai propor uma reflexão sobre pesquisas que investigaram a presença das mulheres nos estádios de futebol no Brasil ao longo da história e na contemporaneidade.
O encontro contará com a presença da Mestre em Cultura e Sociedade − Universidade Federal da Bahia-UFBA, Carolina Farias Morais; da Doutoranda em História Política Bens Culturais − FGV-CPDOC, Daniela Araújo; e da Doutoranda em História − Universidade Federa Fluminense-UFF, Nathália Fernandes. O webinar será mediado pelo professor do FGV CPDOC, Bernardo Buarque.
As convidadas apresentarão trabalhos dedicados a compreender aspectos históricos, antropológicos e sociológicos das torcedoras brasileiras, quer seja em relação aos seus clubes e à vivência do futebol, quer seja no exame das relações de gênero, em espaços marcados pela predominância do etos masculino-viril.
As expositoras compartilharão também tanto levantamentos documentais quanto observações de campo com torcedoras. Em especial com integrantes de torcidas organizadas no Rio de Janeiro e no Nordeste.
Lugar de mulher é no estádio: torcedoras de futebol ontem e hoje
Data: 23/7
Horário: 14h
Transmissão ao vivo pelo YouTube FGV