Estudantes de Ribeirão Preto e Serrana são selecionados para intercâmbio em Portugal no mês de novembro

Anúncio acontece no dia 30 de agosto, em Serrana, e 01 de setembro, em Ribeirão Preto. Nos dois municípios, também acontece o lançamento de um livro de HQs e filmes curtas-metragens produzidos por alunos da rede pública de ensino

As noites de 30 de agosto e de 1º de setembro irão marcar a vida de 14 estudantes do oitavo ano de escolas públicas de Serrana e Ribeirão Preto que participam do projeto “Era Uma Vez… Brasil”. É que será feito o anúncio dos nomes dos alunos e dois professores, sendo um docente por município, que passarão dez dias em Portugal, refazendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Além do anúncio dos viajantes, o projeto também fará o lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História” e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes.

Em Serrana, serão anunciados 2 estudantes. O evento será realizado no dia 30 de agosto, na Fundação Cultural de Serrana, às 19h30, na Rua Barão do Rio Branco, 339, Centro. Já em Ribeirão Preto, 14 alunos farão o intercâmbio. Os nomes serão conhecidos no dia 1º de setembro, no Cineclube Cauim, às 19h, na Rua São Sebastião, 920, Centro.

O “Era Uma Vez… Brasil” possibilita aos alunos poder mergulhar na História não contada do Brasil, conhecendo outras narrativas que dão voz a questões e processos quase sempre invisibilizados no país. Além de Ribeirão Preto e Serrana, mais seis cidades brasileiras participam da sexta edição do projeto, sendo em São Paulo, Lençóis Paulista e Macatuba; na Bahia, de Salvador, Mata de São João e Jacobina; e Belo Jardim, em Pernambuco. Em todo o país, foram mais de 2.700 alunos inscritos, sendo 200 de Serrana e 400 de Ribeirão Preto.

Como tema central, a iniciativa traz à tona o fato de D. João ser exaltado como o responsável pelas transformações intensificadas no Brasil colônia, durante os 13 anos em que esteve presente com sua corte em solo colonial. No entanto, durante esse processo, milhares de pessoas foram profundamente impactadas, mas, que permaneceram invisíveis para a História. Daí a pergunta, “Quem são esses homens e mulheres invisibilizados, especialmente no período em que a corte esteve no Brasil?”.

Em Serrana, o projeto conta com o patrocínio fundamental da Usina da Pedra, apoio da Prefeitura Municipal e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal. Já em Ribeirão Preto, o Grupo Rodonaves é o patrocinador do projeto, que também conta com a parceria da Prefeitura Municipal e PROAC.

Realizada em quatro etapas, a iniciativa é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.

INTERCÂMBIO

Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2022 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes – todos vindos da rede pública de ensino -, visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 25 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”.

LANÇAMENTO DE LIVRO E FILMES

Além do anúncio dos estudantes que farão o intercâmbio, o evento contará também com o lançamento de dois produtos resultantes desta sexta edição do projeto: o livro de HQs “O Outro lado da História”, que reúne 100 histórias em quadrinhos sobre História do Brasil escritas e ilustradas pelos estudantes participantes durante a primeira etapa do projeto. Além de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos alunos que avançaram para a terceira etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em julho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens – do roteiro à filmagem, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.