Estudante de química irá representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo

Daniela Carneiro, de 22 anos, foi selecionada para participar do WorldSkills Kazan 2019, na Rússia. Ela, que é de Conceição do Coité, no interior da Bahia, é a única representante brasileira do curso de química na 45ª edição do evento, que acontece entre os dias 22 e 27 de agosto, na Rússia.

A certeza de que a educação pode transformar vidas é o principal aprendizado da estudante Daniela, que embarca no mês de agosto para a maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills Kazan 2019.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills reúne os melhores alunos de mais de 60 países, que disputam medalhas em 56 categorias correspondentes às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços, como automação industrial, química, eletrônica, eletricidade, cozinha e confeitaria, entre outras. Durante as provas, os alunos precisam demonstrar habilidades técnicas individuais e coletivas na sua área.

Estudante baiana representara o Brasil na maior competição de educação do  mundo. No caso de Daniela, foi a paixão pelos estudos em Química que a trouxe até aqui. Mas mais do que isso: teve também uma boa dose de determinação, coragem, vontade de ir além e a inspiração da mãe, que é professora: em casa, aprendeu que a educação poderia levá-la longe e está sendo assim!

“Tinha uma fascinação pela ciência, pois para mim sempre foi algo mágico, onde era possível desvendar os mistérios do universo, através das moléculas. Desde o Ensino Médio, decidi que queria me dedicar a esse assunto”. Pesquisando mais sobre a área e o mercado de trabalho, ela percebeu que precisaria focar os estudos em outras matérias das Ciências Exatas também para se dar bem na Química.

No momento, ela se prepara para trazer a medalha de ouro para o Brasil, um prêmio que, no futuro, pode abrir muitas portas no mercado de trabalho. Mas independente do resultado, ela já diz que todo o esforço valeu a pena: “tenho vivido o sonho e a responsabilidade de representar o meu país numa competição internacional. A educação mudou a minha vida e me mostrou que com dedicação e estudo eu posso chegar mais alto do que eu posso imaginar”.