Em campanha para Plenitud®, Penélope Nova fala sobre o seu envelhecimento

“Repensemos como nos vemos” acontece no ambiente digital e conta com influenciadores de várias gerações para incentivar conversas sobre preconceito etário

Com o objetivo de apoiar a causa da maturidade e ajudar a gerar uma mudança de comportamento na sociedade sobre o etarismo, Plenitud®, marca líder de produtos para incontinência urinária da Kimberly-Clark, apresenta a campanha “Repensemos como nos vemos”, incentivando a desconstrução da discriminação etária.

Segundo dados da ONU, a população com mais de 60 anos cresce 3% ao ano, mais do que outras faixas etárias. Em 2030, por exemplo, os idosos serão o segundo maior grupo, e em 2050, 27,5% da América Latina terá 60 anos ou mais. Essa nova geração de idosos não só se tornará a maioria da população, mas também será responsável por questionar os estigmas e estereótipos associados à terceira idade.

Nesse sentido, Plenitud quer ajudar a estimular conversas sobre o tema com a campanha, que acontece no ambiente digital e conta a participação da apresentadora e sexóloga Penélope Nova (@penelope_nova), do influenciador Leonardo Dacardia (@leonardodacardia) e a Vovó Maria (@vovomariaeoneto). Todos vão mostrar, de forma real e divertida, como a sociedade pode enxergar os idosos de uma nova forma.

São diversas peças que mostram a desconstrução de estereótipos e a superação de preconceitos por muitos com idade acima de 60 anos.

“Com a campanha, queremos ajudar a promover diálogos, fomentar a educação, questionar estigmas e mobilizar esforços para a erradicação dos estereótipos em relação aos idosos. Queremos trazer essa reflexão de como a sociedade enxerga o público da terceira idade. Por isso a provocação “Repensemos como nos vemos”, mostrando a expectativa x realidade de forma leve e divertida. Os dados de pesquisa e o comportamento desse público estão aí para mostrar como é a realidade e como devemos olhá-la”, explica Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly Clark no Brasil.

O planejamento de mídia e o conteúdo da campanha são da FCB. Já a estratégia de influenciadores é da agência PROS.

Além disso, a marca dispõe de um website com dicas-chave tanto para quem chega a essa fase como para aqueles que cuidam de idosos, contribuindo para a conscientização geral que se pretende gerar na população. Esse conteúdo é possível acessar nesse link.

MAIS DADOS

Os idosos de hoje estão envelhecendo ativamente e estão muito mais dispostos. Segundo estudo publicado pela Statista, em 2022, sobre hábitos digitais e de consumo, houve aumento de 160% nas buscas por “roupas de banho para maiores de 60 anos”, de 84% nas buscas por “exercícios e atividades para manter o corpo saudável”, de 114% na busca por “alongamento para mulheres mais velhas”; e aumento de 56% nas pesquisas por “exercícios de equilíbrio para idosos”.

O levantamento indica ainda que 89% dos maiores de 60 anos reconhecem que aumentaram o consumo de streaming pago no último ano, 58% costumam usar a internet para comprar aparelhos eletrônicos e 79% acessam a internet pelo próprio smartphone no Brasil. Em suma, eles estão mais conectados do que nunca.

Da mesma forma, o estudo registrou que a soma das buscas no Google por bengalas ou andadores para idosos não chega à metade das buscas por “celular para idosos”, e que houve um crescimento de 107% na busca por “aplicativos de namoro para idosos”. Além disso, 70% dos maiores de 60 anos declaram ter vida sexual ativa.

O conceito de “velho” está mudando, junto aos hábitos de consumo da geração com mais de 60 anos. Por isso, Plenitud está promovendo algumas ativações nas redes sociais para conscientizar não só os idosos, mas também suas famílias e a sociedade em geral sobre como eles vivem de forma diferente hoje em dia. A marca convidou a revista TPM para compartilhar os dados sobre o tema e três influenciadores de gerações diferentes para criar conteúdos que geram reflexões sobre como o público da terceira idade é visto, para uma virada de percepção.