Pesquisa do app de paquera happn também revela o papel dos amigos no processo de iniciar um relacionamento com o Crush
Já dizia o ditado popular: “os amigos são a família que escolhemos”. Afinal, eles são as pessoas que, muitas vezes, nos sentimos mais à vontade para desabafar, pedir conselhos e confidenciar nossos segredos. Não é à toa que, frequentemente, esse laço de amizade acaba se transformando em algo mais forte, mais romântico, pelo menos para 72% dos usuários brasileiros do app de paquera happn, que afirmaram que já tiveram um amigo(a) que se transformou em Crush – desses, 27% foram amigos de infância, do colégio, que, com o tempo, se apaixonaram.
Mas o contrário (de um Crush se tornar um amigo/a) também acontece com facilidade: 80% dos brasileiros que usam o happn afirmaram que já vivenciaram isso, especialmente quando a química com o Crush acaba, mas a companhia e as conversas ainda fazem bem aos dois lados.
Amigos, amigos. Crushes à parte
Amizade é uma relação que envolve muita sinceridade de ambas as partes, correto? Talvez por isso que 63% dos brasileiros se sintam à vontade em dispensar um programa com o amigo para encontrar o Crush. Os demais 37% se dividem quase que igualmente entre unir os amigos e o Crush no mesmo ambiente (19%) e dispensar o Crush para curtir com os amigos (18%).
Dates com os amigos
Muitas vezes, sentimos aquele friozinho na barriga quando vamos nos encontrar com o Crush pela primeira vez, não é mesmo? Afinal, é uma pessoa que não conhecemos muito bem ainda, que estamos com certa expectativa e que não sabemos muito bem como reagir. Todas essas incertezas faz com que 40% dos brasileiros levem um amigo(a) a um date com o Crush, mesmo que de forma disfarçada (quando o amigo/a não fica junto ao casal, mas no mesmo ambiente do encontro).
A influência dos amigos
Para determinados assuntos amorosos a opinião dos amigos têm certo poder, vide que 48% dos brasileiros sonda com os amigos se o Crush vale à pena antes de ir a um date com ele. Por outro lado, quando o relacionamento com o Crush está prestes a ir a um outro nível, mais sério, a opinião dos amigos sobre o Crush se tornar um namorado(a) não tem peso para 41%.
“As relações de amizade fazem parte da essência do ser humano. É quase que impossível imaginar nossa vida sem amigos, sem um único amigo que seja. Por isso que não é incomum termos amigos que se transformam em namorados/maridos e nem o contrário, Crushes que se tornam amigos verdadeiros. Afinal de contas, para construir um relacionamento amoroso com alguém, é necessário que essa pessoa seja, acima de tudo, nossa amiga, que podemos confiar, confidenciar e dividir. E amizade é sobre isso”, conclui Marine Ravinet, diretora de tendências do happn.