Conheça os 5 cursos mais buscados pelos jovens, de acordo com rede de ensino profissionalizante

Conquistar o primeiro emprego é um grande desafio para os jovens, ainda mais aqueles que desejam uma colocação antes mesmo de ingressarem – ou concluírem – o ensino superior. O CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), rede de ensino profissionalizante voltada para esse público, listou os cinco cursos mais buscados, e as razões para isso.

Assistente Administrativo

A grande demanda por mão de obra no setor administrativo gera um grande interesse de jovens ingressantes no mercado de trabalho. “A formação nessa área é abrangente e útil em diversas áreas de atuação. Além disso, é uma boa formação inicial para jovens que ainda não têm certeza da carreira que desejam buscar”, Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Institucionais do CEBRAC.

Atendente de Farmácia

O setor farmacêutico tem crescido muito nos últimos anos, gerando uma demanda por profissionais qualificados para trabalhar na área. “O curso é muito buscado ainda por quem deseja se especializar e entrar na área de saúde posteriormente, e já quer adquirir experiência no setor”, afirma Vendrametto.

Inglês

Falar inglês é essencial para quase todas as profissões nos dias de hoje, e os jovens estão cada vez mais atentos a isso. Além de garantir uma melhor inserção no mercado de trabalho, ter o domínio da língua possibilita ainda aprimorar os conhecimentos de diversas áreas, acessando materiais de estudo internacionais.

Logística

“Após a greve dos caminhoneiros, ficou evidente para toda a população a necessidade de aprimorar a logística do país, e a área ganhou ainda mais destaque”, conta Vendrametto. Há uma ampla busca por mão de obra qualificada em áreas como portos e aeroportos, e possibilidades de especialização depois, no ensino superior.

Cuidador

Com o aumento no número de idosos (segundo o IBGE, até 2030, o Brasil passará a ter mais adultos maduros, próximos da terceira idade, do que jovens), cada vez mais a profissão de cuidador é valorizada e procurada. Além disso, esses profissionais são importantes para cuidados também com crianças, pessoas acamadas e com deficiência. “As pessoas estão agora percebendo a importância de se preparar para atender à população idosa ou que precisa de mais cuidados. Até mesmo os jovens, que vêm essa área como muito promissora, têm buscado esse tipo de qualificação”, afirma Vendrametto.