Camomila, aloe vera, lavanda e arnica são exemplos de ervas com poderes medicinais
As flores têm o poder de alegrar uma casa, um jardim e são, até mesmo, terapêuticas. Podem ser utilizadas para o preparo de chás, óleos e em receitas gastronômicas. Algumas espécies podem estimular o metabolismo e aliviar problemas emocionais.
A florista Juana Martinez, parceira da Flores Online, primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país, separou algumas dicas de espécies terapêuticas e como usá-las no dia a dia.
Plantas medicinais: são utilizadas na prevenção, alívio ou cura de doenças. O uso é variado, desde chás caseiros até preparações farmacêuticas mais elaboradas, como pomadas e cremes. São produzidas em escala comercial para atender ao mercado de fitoterápicos.
Juana destaca que “antes de efetuar o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, é necessário que o produtor conheça as principais características botânicas, que diferenciam visualmente uma planta da outra, e seus nomes científicos, a fim de evitar confusões, sobretudo, com espécies tóxicas”.
A arnica é um exemplo de planta medicinal, ela ajuda em contusões, hematomas e no processo de cicatrização. “As folhas de eucalipto podem ser usadas para inalação, descongestão e expectorante”, explica Juana.
A camomila é uma erva que auxilia no tratamento de dores de estômago, possui efeito calmante, por isso ajuda no sono e nas temidas cólicas menstruais, pois relaxa a parte da musculatura.
A aloe vera é muito utilizada no processo de cicatrização com queimaduras e tem um grande poder de hidratação dos cabelos e da pele. Já a lavanda previne o envelhecimento precoce, combate distúrbios de ansiedade e diminui os níveis de cortisol.
Juana dá dicas para cultivar ervas terapêuticas. “A área para cultivo deve dispor de, pelo menos, cinco horas de sol. Deve ser feita análise química do solo. O solo deve ter boa drenagem. A maioria das plantas medicinais reproduz melhor em solo férteis, leves e arejados, com pH variando entre 6,0 e 6,5”, comenta.
As plantas medicinais podem ser adquiridas em supermercados, lojas especializadas, colhidas no campo ou cultivadas em casa (vasos, jardineiras ou hortas).